Feriadão com monitoramento de resíduos em praias da Serra

Plantão vai monitorar surgimento de fragmentos de óleo na orla

Feriadão com monitoramento de resíduos em praias da Serra


Texto: Andreia Soares - Foto: Divulgação-Sese/PMS

O feriadão do Dia da Proclamação da República, que inicia neste sábado, 12, e segue até terça-feira, 15, será de monitoramento no litoral da Serra. A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Serviços (Sese), manterá equipes paramentadas com equipamentos especiais para não só vistoriar, mas também, fazer a coleta de resíduos específicos nas praias do município. 

A estratégia de monitoramento de resíduos no feriado prolongado foi elaborada depois que banhistas denunciaram a presença de pequenos fragmentos de óleo de consistência pastosa nas praias de Capuba e da Baleia, na última quarta-feira, 09, ao Departamento de Fiscalização Ambiental da Serra. 

Na manhã desta sexta-feira, 11, equipes da Sese e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) realizaram vistorias na extensão das praias de Capuba e da Baleia, mas não identificaram a presença de nenhum fragmento. 

Equipamentos especiais

No entanto, o secretário de Serviços da Serra, Enio Bergoli, explica que a prefeitura montou a estratégia como forma de prevenção ao possível surgimento de partículas do resíduo. “Nossas equipes de limpeza de orlas farão a coleta de resíduo comum, normalmente, uma vez que é esperado grande público na nossa orla neste feriadão. Mas, os trabalhadores terão equipamentos, como luvas e compartimentos adequados para a separação de possíveis fragmentos de óleo”, detalha Bergoli. 

De acordo com a Sedur, desde o último mês de agosto, resíduos com as mesmas características foram identificados no litoral do nordeste do país. Os fragmentos chegaram ao Espírito Santo há cerca de três semanas, e só agora foram encontrados por frequentadores de praias da Serra. 

Trata-se de pequenos fragmentos de óleo com textura pastosa, de cor escura, com cheiro de petróleo e pequenos acumulados de conchas incrustadas.  Até o momento, não há motivo para alarde, uma vez que as equipes estão monitorando e seguirão de plantão durante todo o feriadão. 

Plantão telefônico

O Departamento de Fiscalização Ambiental da Serra alerta para que, ao avistar algum resíduo com essas características, não encoste, nem toque no material, uma vez que a procedência das partículas ainda está sob investigação, em parceria com os órgãos de fiscalização ambiental estadual e federal. 

Em caso de identificação de fragmentos desse tipo em nossa orla, o cidadão deve ligar para o telefone (27) 99951-2321, da Fiscalização Ambiental da Serra, que funcionará durante todo o feriado, 24 horas por dia. Uma equipe será enviada ao local para fazer a vistoria e recolhimento do material.