Festa Literária com duração de um ano para alunos e professores da Serra

A FeliS é para todos os estudantes da Serra, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Festa Literária com duração de um ano para alunos e professores da Serra


Texto: Jéssica Romanha - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

A Secretaria Municipal de Educação da Serra criou uma festa gigante para seus alunos e profissionais. Além de muita animação, o evento é repleto de conhecimento, cultura e ação, e terá a duração de um ano.

Segundo o secretário de Educação, Gelson Junquilho, a Festa Literária da Serra (FeliS) visa fomentar e divulgar a produção literária, científica, artística e cultural, que é potencializada pelo trabalho pedagógico.

“É muito importante para nós promover a socialização intra e extraescolar de produções literárias, artísticas e culturais nos CMEIs e EMEFs da Serra. E a FeliS vai valorizar a literatura em seus aspectos histórico-culturais no âmbito escolar, promovendo diálogo com diferentes componentes curriculares”, adiantou Junquilho.

O secretário explica que a participação das escolas não será obrigatória, e sim voluntária. Mas, muitos diretores já deram retorno positivo. "Para aqueles que ainda quiserem fazer parte do projeto, as inscrições ficam abertas até o dia 20 de março". 

De acordo com a subsecretária pedagógica da Sedu, Elizângela Fraga, a FeliS reconhece e valoriza a produção literária em diálogo com diferentes linguagens nos processos de ensino-aprendizagem, por compreender a escola como lugar de produção e divulgação da cultura, do pensamento, da arte e do saber.

Programação

O secretário da pasta, Gelson Junquilho, adiantou que a programação da festa é bem divertida e ampla. “Alunos e equipe escolar vão produzir projetos pedagógicos a partir de obras da literatura capixaba e nacional durante o ano. A Sedu também vai promover encontros de estudantes e professores com autores da literatura serrana e capixaba, realizar mostra literária e assessoramento pedagógico nas escolas e creches, destinar o valor de R$ 718.928,42 para as unidades para o desenvolvimento de ações educativas, realizar formações de professores, concurso literário, exposição de projetos artísticos e muito mais".

Junquilho destacou que nessa festa as portas estão abertas para todas as idades. “A FeliS é para todos os estudantes da Serra, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA)”.