Fiscalização Ambiental resgata coleiros e trinca-ferros criados sem autorização

Ao todo, a fiscalização encontrou cinco coleiros e dois trinca-ferros

Fiscalização Ambiental resgata coleiros e trinca-ferros criados sem autorização


Texto: Leonardo Quarto - Foto: Divulgação/Semma-PMS

A Fiscalização Ambiental da Serra realizou o resgate, nesta terça-feira (21), de sete pássaros após vistoria sistemática no cinturão verde de Cidade Continental. Os animais eram criados sem autorização e foram levados para o Cetas, em Barcelona, para tratamento da equipe veterinária.

Ao todo, a fiscalização encontrou cinco coleiros e dois trinca-ferros. O responsável pela criação estava no local e foi autuado pela equipe de auditores fiscais de meio ambiente da Prefeitura da Serra. Como é reincidente, irá receber multa de R$ 1.400,00.  

Quem desejar criar este tipo de pássaro deve cumprir algumas exigências legais. Em casos de desrespeito à lei, o criador está sujeito às penalidades do artigo 77 Decreto nº 6.514/2008 – dentre elas, multa.

Para legalizar a situação, é necessário obter autorização anual para criação amadora de pássaros junto ao IBAMA. A requisição deve ser realizada de 1° de agosto a 31 de julho.

Denúncias

Os moradores que encontrarem animais silvestres devem acionar a equipe de resgate pelo telefone (27) 99951-2321. De terça-feira a domingo é possível fazer contato das 8 às 0h. Já na segunda-feira, das 8 às 17 horas.