Fiscalização Ambiental resgata gambá em São Diogo

Ao encontrar este tipo de animal, não o mate. Acione a fiscalização ambiental.

Fiscalização Ambiental resgata gambá em São Diogo


Texto: Leonardo Quarto - Foto: Divulgação/Semma-PMS

A Fiscalização Ambiental da Serra, atendendo a um chamado de moradores da região, resgatou nesta sexta-feira (08), um gambá em uma residência do bairro São Diogo. O animal estava em boas condições e não foi necessário o encaminhar ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Barcelona. Ele foi solto na Área de Proteção Ambiental (APA) de Praia Mole.

Chamou atenção dos auditores fiscais de meio ambiente da Serra o fato de, na região, não haver vegetação que propicie o aparecimento da espécie.

Os gambás são animais muito importantes para a fauna nacional. Eles possuem substâncias que inibem o veneno de escorpiões e cobras e também são responsáveis pelo soro que ajuda no tratamento dessas picadas: as proteínas do sangue deles bloqueiam efeitos como hemorragia e edema. Desta forma, ao encontrar este tipo de animal, não o mate. Acione a fiscalização ambiental.

Denúncias

Os moradores que encontrarem animais silvestres devem acionar a equipe de resgate pelo telefone (27) 99951-2321. De terça-feira a domingo é possível fazer contato das 8 às 0h. Já na segunda-feira, das 8 às 17 horas.