Campanha contra assédio às mulheres no carnaval da Serra

A Campanha Não é Não estará no carnaval de rua

Campanha contra assédio às mulheres no carnaval da Serra


Texto: Djeisan Maria - Foto: Tchesco Marcondes

Vai ter muita música, festa, galera animada e respeito às mulheres na folia dos blocos de carnaval da Serra. Os grupos aderiram à campanha “Não é Não” da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom).

Durante o trajeto dos trios elétricos e dos blocos, os locutores vão reforçar a importância de os homens respeitarem a negativa das mulheres. Além disso, os foliões receberão um leque informativo.

 “Infelizmente, é comum, no carnaval, os homens se sentirem à vontade para assediar as meninas, mesmo sem o consentimento delas. Mas a campanha estará lá para lembrá-los de que importunação sexual é crime”, pontua a secretária da Seppom, Luciana Malini.

O tradicional bloco serrano Ratazanas também vai estampar, em sua camisa oficial, a marca da campanha. “A partir do 'não' da mulher, tudo é assédio. Isso tem de ficar bem claro para os foliões. Vamos falar disso até nos ensaios”, afirma o coordenador do bloco, Celso Bitencourt.

Os desfiles dos blocos na Serra começam neste sábado, dia 15, e prosseguem até o dia 29 de fevereiro. São 15 grupos em diferentes bairros. 

Não é Não

Cerca de 3.500 pessoas já foram abordadas por técnicos da Seppom nas caminhadas da campanha "Não é Não, Respeitem as Mulheres", que também foi feita nas praias durante o verão.

Dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) dão conta que no mês de carnaval o índice de violência sexual contra as mulheres costuma aumentar cerca de 20%.

Segundo a Lei 13.718/18, praticar contra alguém e sem sua anuência ato libidinoso com objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro é crime, e pode gerar pena de reclusão de 1 a 5 anos.