Gincana social em EMEF da Serra arrecada tampas plásticas

As tampinhas recolhidas são estocadas em coletores sustentáveis até serem vendidas

Gincana social em EMEF da Serra arrecada tampas plásticas


Texto: Andreia Soares - Foto: Divulgação/Sedu-PMS

Cerca de 500 alunos e 60 servidores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Manoel Vieira Lessa, no bairro José de Anchieta II, estão envolvidos na gincana social do Programa Tampinha do Bem. 

O objetivo é arrecadar o maior número possível de tampas plásticas de garrafas de refrigerante, água, suco, óleo, detergente, amaciante, produtos de higiene pessoal, creme dental e muitas outras. 

Vídeo por incentivo

A diretora da EMEF, Elandia Rodrigues, enviou um vídeo às famílias dos estudantes, pelo grupo de whatsapp da escola, com o pedido de incentivo às crianças e adolescentes. 

"Motivem nossos alunos a recolherem e guardarem as tampinhas plásticas. Essa é uma grande oportunidade de trabalharmos a educação ambiental, tornando-os conscientes quanto à preservação do meio ambiente”, diz a diretora Elandia, no vídeo.

A gincana seguirá até novembro, sem meta a ser batida, uma vez que, segundo a diretora, o intuito principal é a conscientização. Todas as tampinhas recolhidas são estocadas em coletores sustentáveis e depois serão vendidas e o dinheiro será investido na horta escolar mantida pelos próprios alunos e servidores. 

A EMEF Manoel Viera Lessa ganhou força nessa tarefa, graças à parceria com o Colégio Alternativo, unidade de ensino da Rede Privada, localizada na Serra, que também arrecadará tampinhas para a gincana. 

O Programa Tampinha do Bem foi criado pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Espírito Santo (Sindiplast-ES), que assinou com a Prefeitura da Serra, um Termo de Cooperação para implantação do programa, iniciando pela EMEF de José de Anchieta II. 

O secretário de Educação da Serra, Alessandro Bermudes, destaca que o Tampinha do Bem tem como finalidade a conscientização. “Além de conscientizar sobre o descarte adequado de material plástico, vamos estimular a reutilização do material e gerar renda para nossa horta, que cuidamos com tanto carinho”, declarou Alessandro Bermudes. 

Tampinhas valiosas 

Fabricadas em sua maioria em polipropileno, as tampinhas são consideradas uma matéria-prima de primeira qualidade, material nobre que não pode ser desperdiçado, uma vez que, em apenas dois dias, o plástico reciclado está pronto para retornar à indústria.