Gravidez na Adolescência: Unidade de Serra-Sede promove atividades para prevenção

Por causa da Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência, a Unidade Regional de Saúde de Serra-Sede preparou uma série de atividades, que acontecem até sexta (7)

Texto: Amanda Amaral - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Por causa da Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência, a Unidade Regional de Saúde de Serra-Sede preparou uma série de atividades que vão abordar o tema e conscientizar os jovens sobre as consequências da gestação não planejada.

Nesta terça-feira (04), haverá apresentação de vídeos educativos e abordagem direta com pacientes sobre vacinação contra HPV. Serão debatidos temas como: as consequências da gestação na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis.

Na quarta-feira (05) e quinta-feira (06), além dos vídeos e panfletagem, haverá orientação com o enfermeiro. A programação termina na sexta (07), com uma palestra sobre o tema.

A Serra busca ampliar o acesso ao Programa de Saúde da Família (PSF), existente em 24 unidades de saúde, onde o tema gravidez é abordado junto aos adolescentes. O município também oferece DIU e distribui preservativos em todas as unidades.

Nas escolas municipais de bairros de mais vulnerabilidade social, os estudantes de 10 a 19 anos participam do Programa Adolescente Cidadão (PAC). O objetivo é auxiliar no processo de construção da identidade desses adolescentes e também abordar o tema gravidez na adolescência.