Guarda Municipal da Serra participa de curso contra fraude veicular

Ao todo, 11 agentes da Serra receberam instruções para evitar esta prática

Guarda Municipal da Serra participa de curso contra fraude veicular

Texto: Leonardo Quarto - Foto: Divulgação

A Guarda Municipal da Serra participou, na última quarta-feira (27), de curso realizado na base de operações da Guarda de Vila Velha contra fraude veicular. As demais guardas da Grande Vitória também participaram das atividades. Ao todo, 11 agentes da Serra receberam instruções para evitar esta prática.

No curso, os agentes aprenderam como identificar veículos com restrição de furto e roubo e se capacitaram para estar mais preparados para combater crimes contra o patrimônio. “Desta forma, veículos são recuperados e devolvidos aos seus donos com mais agilidade”, disse a comandante da Guarda Municipal da Serra, Laís Araújo.

É importante destacar que um dos princípios de atuação da Guarda Municipal, de acordo com a Lei Federal número 13.022/2014 é o patrulhamento preventivo para inibir crimes pela presença e vigilância, assim, atividades de capacitação são cada vez mais necessárias.

Investimento

Para evitar estes crimes, a prefeitura investiu na melhoria da segurança municipal. Desde o começo deste ano, foram nomeados 53 novos Guardas Civis Municipais. A administração também investiu em equipamentos realizando a compra de 100 novos coletes balísticos, cinco motocicletas, 13 carabinas, 10 espingardas e 50 spark's (equipamento elétrico de choque).

Foram instaladas ainda 94 novas câmeras no Centro de Videomonitoramento. Também em 2021 a Banda da Guarda Civil Municipal foi criada e o convênio que integrou a Guarda ao Ciodes assinado.

Ainda em dezembro de 2021, a Guarda Municipal da Serra conseguiu o brevê aos 13 agentes que concluíram o primeiro Curso de Operações Táticas da Ronda Ostensiva Municipal (Romu). Os novos integrantes se somaram aos outros seis agentes que fizeram cursos da Romu com as guardas de Vila Velha e Vitória. A equipe especializada da Serra conta agora com 19 membros.