Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e Polícia Militar fiscalizam comércios que insistem em abrir

O comerciante que for flagrado será orientado, notificado e, se insistir em contrariar as orientações, será detido por desobediência

Texto: Munik Vieira - Foto: Sedes/PMS

A Prefeitura da Serra, por meio das secretarias de Defesa Social (Sedes) e de Saúde (Sesa), junto com a Polícia Militar, está percorrendo todos os bairros do município para orientar estabelecimentos sobre a determinação de fechamento de parte do comércio. O objetivo é diminuir a circulação de pessoas nas ruas para combater a pandemia do novo coronavírus.

A fiscalização começou nessa segunda-feira (23), no bairro Feu Rosa. O local recebeu diversas denúncias anônimas avisando que o comércio permanecia aberto, mesmo após a orientação de manter as portas fechadas durante esse período.

"Nos concentramos em frente à 14ª Companhia da PM, em Feu Rosa. Nosso objetivo é percorrer todos os bairros do município para evitar o avanço do coronavírus. Estamos atuando para fiscalizar e fazer cumprir a determinação do fechamento do comércio que não se enquadre como serviço essencial. Nesse primeiro momento, a ação é de conscientização, pois alguns comerciantes não estavam cientes da situação", destacou o secretário de Defesa Social, major Maximiliano Werneck.

Além das medidas administrativas, o comerciante que for flagrado será orientado, notificado e, se insistir em contrariar as orientações, será detido por desobediência.

Para realizar uma denúncia ou reclamação, é preciso entrar em contato com a Ouvidoria pelos telefones 0800 283 9780 ou (27) 3291-2011. Também é possível acessar o serviço por meio do site: transparencia.serra.es.gov.br/eouvidoria.aspx