Hospital Materno Infantil recebe visita do ministro da Saúde

Em construção em Colina de Laranjeiras, a previsão é de que a obra seja concluída em 2020

Hospital Materno Infantil recebe visita do ministro da Saúde


Texto: Amanda Amaral - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, realizou visita técnica ao Hospital Materno Infantil na tarde dessa segunda-feira (16), na companhia do prefeito Audifax Barcelos. Em construção em Colina de Laranjeiras, a previsão é de que a obra seja concluída em 2020.

O ministro Mandetta afirmou que as obras estão andando como ele esperava, e que o próximo passo é equipar o local. “Do contrário, faz a obra, mas não tem o equipamento e a população não entende o porquê. Agora, começa a fase de colocar os equipamentos para quando for inaugurado começar a receber a população. Está indo bem”, disse.

O prefeito Audifax Barcelos percorreu as salas e espaços da obra junto com o ministro. "A obra está bem adiantada e a ideia é entregar em março", explicou.

O governador Renato Casagrande também participou do evento. Em agosto deste ano, a Prefeitura da Serra e o Governo do Estado assinaram um convênio de R$ 8.316.301,68 para a aquisição de equipamentos para o Hospital Materno Infantil.

Hospital Materno Infantil

O local tem previsão de atender 8.700 gestantes por ano e realizar 725 partos por mês. Serão 135 leitos: 60 maternos, 60 infantis e 15 semi-intensivos.

Dentre os 15, serão 10 UCINCo (convencional) para atendimento a recém-nascidos considerados de médio risco e que demandam assistência contínua. E serão 05 UCINCa (canguru), modelo de assistência no qual o recém-nascido permanece o tempo todo em contato, pele a pele, com a mãe ou o pai.

A maternidade funcionará de porta aberta e receberá casos de risco habitual, ou seja, partos de baixa complexidade. As mamães serão acolhidas e classificadas, conforme suas necessidades. Já o setor infantil realizará internações e cirurgias de baixa complexidade, com vagas que serão reguladas pela Prefeitura da Serra para destinação aos munícipes.

A Política do Parto Humanizado está garantida com, por exemplo, a inserção do acompanhante no processo de atendimento ao bebê e à gestante. Haverá, ainda, leitos PPP: Pré-parto, Parto e Pós-parto, ou seja, a gestante permanece no mesmo local até sua alta.

A área do Hospital Materno Infantil é equivalente ao tamanho de dois campos e meio de futebol. A estrutura é composta por três pavimentos distribuídos em assistência materno-infantil e serviços de apoio diagnóstico e terapêutico.