Idosos comemoram sucesso do Arraiá da Melhor Idade

Festa Julina reuniu mais de 300 idosos na Praça de Porto Canoa

Idosos comemoram sucesso do Arraiá da Melhor Idade

Texto: Elisa Rangel - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

A alegria tomou conta da Praça de Porto Canoa, na Serra, na tarde desta quinta-feira (28) durante a Festa Julina da Melhor Idade. Mais de 300 idosos se reuniram para o grande arraiá promovido pela Prefeitura da Serra, através da Secretaria de Assistência Social (Semas) em parceria com a Rede Alsa.

Diversos grupos de idosos dos serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município se apresentaram na praça, onde fica localizado o Centro de Convivência do Idoso (CCI). Com muita música, ninguém ficou parado.

“Nós ensaiamos bastante a quadrilha, nos arrumamos e fizemos bonito na apresentação. Eu amo nossas atividades e sempre incentivo minhas amigas a participarem. A prefeitura oferece atividade para todos os gostos, é só querer”, comemorou Cleusa Maria dos Santos Nascimento.

Aos 72 anos, ela faz parte do Grupo de Dança de Helio Ferraz e fez duas apresentações na Festa Julina, já que também participa de grupos de Porto Canoa e de Carapina Grande, onde mora.

A festa teve até teatro com casamento na roça. A encenação foi feita por idosos atendidos no CCI de Porto Canoa e o público se divertiu com o noivo que fugiu do altar ao ser surpreendido com suas três mulheres na frente do padre.

Quem também fez bonito e até ganhou “bis” foi o Coral Renascer, que apresentou um medley de músicas típicas, como Mulher Rendeira e Marinheiro Só.

O aposentado Jorge Luiz Rodrigues da Silva, 70 anos, morador de Barcelona, era um dos marinheiros e se divertiu com os amigos do coral e dos demais grupos presentes.

“Todos nós que estamos nessa idade não podemos ficar em casa pensando na vida. Tem muita coisa para a gente fazer. Eu fiz muitas amizades participando do coral e do CCI e isso faz toda diferença É melhor do que ficar em casa fazendo crochê ou vendo televisão”, declarou sorrindo.

Quem também integra o Coral Renascer é a aposentada Maria Lopes Ferreira Coelho, 73 anos. Simulando ser marinheiro, com o rosto pintado como se tivesse barba e bigode, ela revelou que tem uma agenda semanal agitada, graças às atividades que desenvolve através dos serviços oferecidos pela prefeitura.

“Ginástica, artesanato, coral, teatro... Tenho atividade todos os dias. Eu tento trazer muita gente também. É bom demais e a gente não fica parada em casa, podendo até ficar com depressão”, afirmou Maria Lopes.

“População que mais cresce”

O prefeito Sergio Vidigal e a secretária municipal de Assistência Social (Semas) fizeram questão de marcar presença na festança.

“A população da Terceira Idade é a que mais cresce no mundo e aqui não é diferente, por isso temos sempre trabalhado para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, aumentando nossos serviços. Quem ajudou a construir nossa cidade é quem hoje está aqui. Temos que dar o melhor para vocês, por tudo o que já fizeram”, declarou.

Ele ainda divertiu os participantes da festa ao comentar que também faz parte do grupo: “Agora tenho uma particularidade, porque no mandato passado eu não era, mas agora estou com 65 anos e também faço parte da Terceira Idade”.

A secretária Cláudia Silva enfatizou a parceria com a Rede Alsa e incentivou o envolvimento dos idosos nos programas.

“Estamos realizados em ver esse público lindo aqui. Temos trabalhado muito para levar serviços importantes até vocês e a Rede Alsa tem feito um belo trabalho. Estamos muito felizes e na próxima festa teremos muito mais idosos participante”, disse a secretária.