Influenza: Vacinação em mais de 40 locais a partir desta sexta-feira (27)

A campanha nacional é realizada em etapas e, neste momento, são vacinados somente idosos (acima de 60 anos) e trabalhadores da saúde

Influenza: Vacinação em mais de 40 locais a partir desta sexta-feira (27)

Texto: Amanda Amaral - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

A vacinação contra a Influenza recomeça nesta sexta-feira (27) em todos os 41 pontos disponibilizados pelo município. A campanha nacional é realizada em etapas e, neste momento, são vacinados somente idosos (acima de 60 anos) e trabalhadores da saúde.

A Serra já vacinou, aproximadamente, 30 mil pessoas. A vacina não protege contra o coronavírus. Porém, o Ministério da Saúde antecipou a campanha com o intuito de proteger a população contra a Influenza, visando minimizar o impacto sobre os serviços de saúde.

Etapas

No dia 23 de março, teve início a vacinação de idosos (acima de 60 anos) e  trabalhadores da saúde.

Do dia 16 de abril em diante, passam a ser vacinados também os professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Já no dia 09 de maio começa a vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos de idade.

O Dia D de Mobilização Nacional está previsto para o dia 09 maio, e o encerramento da campanha acontece no dia 22 de maio. Para receber a vacina, é necessário levar documento, os comprovantes específicos de cada público do grupo prioritário, cartão de vacinação e Cartão SUS, caso tenha.

Locais de vacinação

Há 41 locais para se vacinar na Serra. Para evitar aglomeração, foram disponibilizados pontos extras, como escolas, Centros de Vivência e o Parque da Cidade, esse último funcionando também como drive thru (a pessoa chega ao local de carro e recebe a dose dentro do veículo mesmo)

Nos territórios de Jardim Tropical, José de Anchieta, Novo Horizonte, São Marcos, Serra-Sede e Vista da Serra, a campanha acontecerá somente nos pontos extras. A Unidade Regional de Jacaraípe terá um ponto extra como apoio, mas a vacinação contra Influenza também acontece dentro da unidade.

Nas Unidades Regionais de Saúde, a vacinação acontece das 8h30 às 16 horas.

Nas demais unidades básicas de saúde, a vacinação será de acordo com o horário da Sala de Vacina de cada uma.

- Unidades Regionais de Saúde

Localizadas em Jacaraípe, Feu Rosa, Boa Vista e Serra Dourada. Das 8h30 às 16h.

- Unidades Básicas de Saúde

Localizadas em: André Carlone, Bairro de Fátima, Barcelona, Barro Branco, Campinho da Serra, Carapebus, Carapina Grande, Central Carapina, Chácara Parreiral, Cidade Continental, Eldorado, Jardim Carapina, Laranjeiras Velha, Manguinhos, Manoel Plaza, Nova Almeida, Nova Carapina I, Nova Carapina II, Cidade Continental - Setor Oceania, Pitanga, Planalto Serrano A, Planalto Serrano B, Porto Canoa, São Diogo, Taquara I, Taquara II, Vila Nova de Colares e Unidade Itinerante (zona rural). De acordo com o horário da Sala de Vacinação.

Pontos extras:

- Parque Residencial Laranjeiras

Parque da Cidade, das 8h30 às 15h, com Drive Thru e atendimento também de pessoas que chegarem caminhando.

Centro Comunitário de Laranjeiras, das 8 às 12h e das 13 às 16h.

- Jacaraípe

Comitê de Saúde do Idoso, das 12 à 16 horas.

- Jardim Tropical

Igreja Batista, das 8 às 11h e das 13 às 15h30.

- José de Anchieta

Centro de Vivência, das 8 às 12h.

- Novo Horizonte

EMEF Aureníria Correa Pimentel, das 8 às 16h.

- São Marcos

EMEF Herbert de Souza, das 8 às 15h30.

- Serra-Sede

Centro Comunitário de Serra-Sede, das 8 às 16h.

- Vista da Serra

Associação de Moradores, das 13 às 17h.

*Os horários podem sofrer alterações.