IPS aumenta patrimônio em 9,29% e é destaque no Estado em rentabilidade de investimentos

Rentabilidade maior do que institutos de peso no acumulado do terceiro trimestre

Texto: Daniel Vargas - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

Mais duas notícias que mostram o compromisso da gestão com os segurados do IPS. Conforme o último relatório do Departamento Financeiro do Instituto, nos nove primeiros meses de 2022, a autarquia aumentou seu patrimônio em 9,29%, o que significa, aproximadamente, mais R$ 34 milhões em caixa.

Dos quase R$ 400 milhões que o IPS possui agora em patrimônio, mais de R$ 21 milhões vieram de aplicações realizadas pelo Instituto no mercado financeiro.

Essas aplicações tiveram uma rentabilidade de 5,79% no acumulado do terceiro trimestre, passando as de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPSs) como: Vila Velha (IPVV); Cariacica (IPC); Itapemirim (Iprevita); Cachoeiro de Itapemirim (Ipaci) e Governo do Estado (IPAJM). Os dados podem ser checados nos respectivos portais de transparência dos RPPSs.

Já as informações relativas ao patrimônio e rentabilidade do IPS foram passadas previamente ao público no início de dezembro, durante a primeira audiência pública feita pela autarquia, a qual contou com a presença de membros do Conselho Deliberativo.

O Conselho reuniu-se na última quinta-feira (22) para rever e aprovar o relatório financeiro, os balancetes de receita e despesa do terceiro trimestre e a Política de Investimentos para 2023. Após análise, todos os documentos foram aprovados por unanimidade pelos membros.

Os resultados e a Política foram apresentados pela chefe do Departamento de Contabilidade, Bruna Pansini Mazocco, e pelo chefe do Departamento Financeiro e presidente do Comitê de Investimentos, Frank Perovano Silva.

A diretora-presidente e presidente do Conselho Deliberativo do Instituto, Christiani Vieira, agradeceu aos conselheiros pelo trabalho realizado nos últimos dois anos e citou a parceria com a Prefeitura.

“Muito obrigado pelo empenho. Foram várias conquistas para os segurados e é nosso desejo manter esse grupo forte, para que, em 2023, alcancemos metas ainda mais altas. Lembrando que essas ações não seriam possíveis sem que o Município mantivesse todos os repasses e parcelamentos em dia, quitando, inclusive, um parcelamento bem expressivo de R$ 18 milhões este ano”, disse.