IPS realiza apresentação de relatório situacional na Câmara de Vereadores

O Presidente do Instituto, Alessandro Comper, agradeceu aos Vereadores a oportunidades de diálogo com a Câmara Municipal.

IPS realiza apresentação de relatório situacional na Câmara de Vereadores

Texto: Bianca Oliveira - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

Na tarde desta quarta-feira (02), o Instituto de Previdência dos Servidores do Município da Serra (IPS), realizou uma apresentação do relatório situacional do Instituto, na Plenária da Câmara Municipal da Serra. Os relatórios são administrativos, financeiro e atuarial, com dados de 2013 a 2020.

Quem coordenou a apresentação foi o Presidente do Instituto, Alessandro Comper, que agradeceu aos vereadores a oportunidade de diálogo com a Câmara Municipal, e ressaltou que isso é de extrema importância.

"O objetivo aqui é de deixar as coisas claras. Em algum momento vamos ter que passar por uma Reforma da Previdência e, quando a reforma for debatida, que seja de forma responsável", pontuou.

Ao todo, foram feitas três apresentações. A primeira foi da Diretora Previdenciária, Cristiane Vieira, que ressaltou a situação complicada na qual a atual gestão encontrou o instituto, com cerca de R$ 168 milhões em processos para compensação previdenciária e com relatórios atrasados.

"Esses relatórios que deveriam ser entregues mensalmente, foram entregues com até um ano ou mais de atraso, trazendo várias complicações ao Instituto", revelou.

Cristiane ainda destacou que oIPS está no índice C, o pior índice de situação previdenciária, resultado desses atrasos de relatórios e processos pendentes.

A segunda apresentação foi seguida pela do diretor administrativo, Alex Tentro, que detalhou todas as informações financeiras do instituto de 2013 a 2020.  Alex disse que a arrecadação do instituto nesse período é menor do que os gastos.

E, finalizando as apresentações, a advogada e procuradora do Instituto, Josiane Lugon, fez uma Prestação de Contas do município.

No final das apresentações, Alessandro Comper, fez um resumo sobre todas as apresentações, ressaltando os pontos mais importantes de cada uma. Os vereadores presentes puderam fazer perguntas e tirar dúvidas sobre as apresentações e as informações dadas sobre o IPS.