IPS realiza 1ª capacitação de cálculo atuarial

Essa foi a primeira vez que foi promovida essa interação de desenvolvimento com o Conselho do Instituto.

IPS realiza 1ª capacitação de cálculo atuarial


Texto: Bianca Oliveira - Foto: Divulgação/IPS-PMS

O Instituto de Previdência da Serra (IPS) realizou na manhã desta quarta-feira, 7, uma Capacitação sobre o "Cálculo Atuarial e os Impactos da Emenda Constitucional (EC) 103/2019” para o Conselho Deliberativo do Instituto. Essa foi a primeira vez que foi promovida essa interação de desenvolvimento com o Conselho do Instituto. 

O Cálculo Atuarial é uma ciência que se apropria de conhecimentos da Matemática e Estatística para determinar o risco e retorno dos investimentos financeiros. No caso de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPSs), como o Instituto. Esse cálculo serve de base para a confecção da "Avaliação Atuarial", que leva em conta o valor das contribuições, projeções político-econômicas, mercado financeiro, expectativa de vida, idade dos segurados e evolução dos vencimentos. Por meio desse documento, é possível prever com mais garantia despesas futuras relacionadas a benefícios e taxas administrativas do RPPS.

O diretor-presidente do IPS, Alessandro Comper, ressaltou que a capacitação dá transparência ao trabalho.

"Pela primeira vez o Conselho recebeu uma apresentação do Relatório Atuarial. Essa apresentação visa levar aos conselheiros a realidade quanto à combalida saúde do Instituto, dando-lhes condições de debater a política de RPPS com responsabilidade", disse.

Os conselheiros também foram informados sobre os dados estatísticos dos segurados, receitas e despesas da autarquia e investimentos realizados. Eles também viram como a Reforma da Previdência pode alterar a realidade e as decisões tomadas. 

A Capacitação ocorreu de forma on-line, e foi comandada pela EC2G Consultoria, empresa que realiza consultoria para o Instituto. Quem coordenou a capacitação foi Eduardo Santos, Diretor da ec2g consultoria.