IPS realiza primeira audiência pública de prestação de contas na quarta (7)

Trata-se de um evento inédito na história do Instituto

IPS realiza primeira audiência pública de prestação de contas na quarta (7)


Texto: Daniel Vargas - Foto: Divulgação

Na próxima quarta-feira (7), a partir das 9h, o IPS realizará em seu auditório uma audiência pública de prestação de contas dos meses de janeiro a outubro de 2022. Trata-se de um evento inédito na história do Instituto, voltado a todos os segurados e conselheiros da autarquia, bem como autoridades do Município e sociedade em geral.

Ao longo da solenidade, o público poderá conhecer e esclarecer dúvidas a respeito do relatório de governança, dos resultados da política de investimentos e da avaliação atuarial da autarquia.

A audiência tem como principais objetivos: assegurar a divulgação das informações públicas e fomentar o incentivo à participação na Gestão, conforme estabelecido na Lei Federal 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação); aprimorar os serviços do IPS por meio de sugestões e críticas dos cidadãos; e cumprir com um dos requisitos do eixo Educação Previdenciária do programa de certificação Pró-Gestão. 

“Estamos atendendo o que a legislação nos determina e seguindo todo o planejamento que realizamos com o prefeito Sergio Vidigal quanto à gestão e transparência. É importantíssima a presença de todos, para que continuemos construindo um Instituto cada vez mais moderno, inteligente e humanizado”, disse a diretora-presidente Christiani Vieira.

Entenda o conceito

O que é política de investimentos?

É uma formalidade legal que fundamenta e norteia todo o processo de tomada de decisão relativo aos investimentos do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), necessária para garantir a consistência da gestão dos recursos em busca do equilíbrio econômico-financeiro.

O que é avaliação atuarial?

É um estudo técnico que tem como base o cálculo atuarial, ciência que se apropria de conhecimentos da Matemática e Estatística para determinar o risco e retorno dos investimentos financeiros. A avaliação leva em conta aspectos como: valor das contribuições; projeções político-econômicas; mercado financeiro; expectativa de vida; idade dos segurados e evolução dos vencimentos. Por meio desse documento, é possível prever com mais garantia despesas futuras relacionadas a benefícios e taxas administrativas do RPPS.