IPTU vencido: saiba como quitar a dívida

A segunda via pode ser retirada no http://iptu.serra.es.gov.br/

IPTU vencido: saiba como quitar a dívida


Texto: Djeisan Maria - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

A cota única e a primeira parcela do IPTU da Serra venceram no último dia 17. Mas e o cidadão que não conseguiu pagar, como deve proceder? A Secretaria da Fazenda informa que basta retirar a segunda via do imposto, com os devidos acréscimos, no endereço eletrônico: http://iptu.serra.es.gov.br/.

O pagamento do IPTU pode ser realizado nos bancos conveniados (Banestes, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Bradesco) ou nos correspondentes bancários dos mesmos.

Do dia seguinte ao vencimento a até 30 dias depois, incide multa moratória de 2%. Após esse prazo, a multa sobe para 10%. Se houver a inscrição em Dívida Ativa, a multa será de 20%. A partir do mês seguinte ao vencimento, também incidem juros de 1% ao mês.

Caso precise de atendimento sobre o assunto, o cidadão pode fazer o agendamento totalmente on-line pelo site da prefeitura, através do link agendamento.serra.es.gov.br.

O IPTU é um imposto importante para qualquer cidade. Por meio dele, o valor arrecadado é revertido em benefícios para a população nas áreas de saúde, educação, iluminação pública, saneamento e segurança, por exemplo.