Lagoa de Carapebus é interditada por tempo indeterminado

A praia de Carapebus, no entanto, não foi interditada, pois está própria para banho

Lagoa de Carapebus é interditada por tempo indeterminado


Texto: Leonardo Quarto - Foto: Divulgação/Sese-PMS

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da Serra interditou a lagoa Carapebus por tempo indeterminado. Este fato ocorreu devido à alta mortandade de peixes. Análises sobre a qualidade da água serão realizadas com frequência. Somente quando considerada segura para atividades recreativas ela será liberada. Cabe ressaltar que a lagoa está imprópria para banho.  

A praia de Carapebus, no entanto, não foi interditada pois a água da lagoa dilui ao chegar no mar e a balneabilidade é medida com base no número de coliformes fecais. Segundo a análise semanal, o local está próprio para banho.

A Prefeitura da Serra, em ação conjunta das secretarias de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Serviços, limpou, na última segunda (25), a lagoa de Carapebus, localizada no bairro de mesmo nome.

No último domingo (24), a equipe da secretaria de Meio Ambiente esteve na lagoa e constatou a presença de lançamento de alguns pontos de esgoto sem tratamento no local, o que pode ser a causa da mortandade de peixes.

Desta forma, o Secretário Cláudio Denicoli agendou uma reunião no Ministério Público para discutir ações que solucionem o problema.

“Nossa equipe técnica identificou as altas taxas de matéria depositada na lagoa e já produziu os relatórios. Assim, vamos nos reunir com o MPES e identificar esses lançamentos de esgoto clandestinos que estão ocorrendo”, declarou.

De acordo com o secretário de Serviços da Serra, a limpeza foi concluída. "Fizemos o recolhimento e a destinação adequada dos peixes mortos", informou Enio Bergoli.