Mais de 450 escrituras são entregues em Jardim Carapina

Mais de 450 escrituras são entregues em Jardim Carapina

Texto: Eduardo Candeias - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Mais de 450 famílias de Jardim Carapina receberam das mãos do prefeito Audifax Barcelos as escrituras dos imóveis em que moram. A ação faz parte do projeto de regularização fundiária do programa Serra, Meu Lar, que realiza todo o processo em áreas já consolidadas do município. A entrega dos títulos de propriedade em Jardim Carapina foi realizada no último sábado (06).

Dona Carmelita Dantas de Almeida, de 80 anos, foi uma das mais de 450 pessoas contempladas com as escrituras. “Vim da Bahia para o Espírito Santo, e moro há mais de 28 anos em Jardim Carapina. Estou muito feliz em conseguir esse documento”, disse.

As famílias receberam de graça escrituras que custam, aproximadamente, R$ 8 mil. O custo com o documento foi totalmente arcado pela Prefeitura da Serra. A escritura, além de garantir a posse dos imóveis, pode abrir portas para os moradores, viabilizando, por exemplo, financiamento bancário.

A secretária de Habitação (Sehab) da Serra, Cristiane Stem, destacou a importância do projeto. “Contribui para o acesso à cidadania e à regularização. Traz segurança jurídica para as famílias e a valorização de seus terrenos e imóveis”, elencou.

A área onde os imóveis estão localizados foi doada ao município pelo Governo do Estado em 2015. “O bairro Jardim Carapina surgiu há 35 anos, a partir de uma ocupação espontânea, sem loteamento aprovado. As famílias moradoras do bairro não conseguiriam a escritura de seu imóvel se não fosse a intervenção do Poder Público. Com o projeto viabilizado pelo município, os moradores terão sua escritura com gratuidade”, explicou Cristiane.

Escrituras

Aproximadamente 3 mil famílias já realizaram o sonho de ter em mãos a escritura de seus imóveis. Até 2020, está prevista a entrega de, aproximadamente, mais 5 mil escrituras. As famílias estão sendo contempladas por meio do projeto Serra, Meu Lar, da Sehab, que regulariza imóveis e entrega gratuitamente as escrituras aos moradores de vários bairros da cidade.