Mais uma turma de mulheres é formada em curso de empreendedorismo

Parceria entre Prefeitura da Serra e Ifes vai capacitar 700 mulheres

Mais uma turma de mulheres é formada em curso de empreendedorismo


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Divulgação

A Prefeitura da Serra, através da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom), forma na próxima sexta-feira (14) mais uma turma do curso de Microempreendedorismo Individual do projeto Qualifica Mais Progredir. Esta turma, com atividades realizadas na EMEF Serrana, atendeu a 35 mulheres da região de Serra Sede. 

O curso é resultado de uma parceria entre o município e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) para execução do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego, voltado para pessoas beneficiárias do Programa Auxílio Brasil ou cadastradas no Cadúnico. 

A turma da Serra Sede foi a décima primeira de um total de 18. Até o momento, 490 mulheres foram capacitadas. A previsão é que o projeto capacite 700 mulheres no total. 

Entre os objetivos estão a promoção da autonomia financeira e qualificação de microempreendedoras individuais para iniciar um negócio próprio, aprimorar o trabalho que já realizam ou atuar em cooperativas e associações. 

As aulas são  presenciais e ocorrem em um período de aproximadamente dois meses, no período noturno, com carga horária de 160 horas. Para receber o certificado é necessário que os alunas comprovem uma frequência superior a 75% da carga horária total. 

Além do curso ser gratuito e com oferta do material didático, as alunas recebem uniforme e de um benefício no valor total de R$ 640,00, distribuído em duas parcelas, que pode ser usado em despesas com alimentação e transporte, por exemplo, ou para iniciar investir em um pequeno negócio. 

O conteúdo, dividido em seis módulos com aulas teóricas e práticas, abordou assuntos como abertura e formalização de MEI, gestão financeira, mercado financeiro e acesso ao microcrédito, propaganda e marketing, melhoria de produtos e serviços e competências sócio emocionais do empreendedor. 

“O curso foi uma oportunidade única para as alunas que compõem as turmas, pois além da qualificação empreendedora que contribui para a autonomia financeira e o empoderamento feminino, puderam trocar experiências, ampliar seus horizontes e vislumbrar novas possibilidades como, por exemplo, o acesso a um curso superior”, destaca a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Lilian Mota.