Minha Primeira Biblioteca: um incentivo para leitura em família

Alunos da rede recebem kits de livros

Minha Primeira Biblioteca: um incentivo para leitura em família


Texto: Núbia Nascimento - Foto: Secom/ Edson Reis

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Educação, promoveu mais uma atividade em prol de desenvolver o hábito da leitura nos alunos, dessa vez reforçando a prática dentro de casa. O projeto LiteraSerra que vem desenvolvendo ações ao longo do ano realizou no mês de junho o Minha Primeira Biblioteca. 

Em parceria com o Itaú Social, o Programa “Leia para uma criança” distribuiu cerca de 15 mil kits para crianças do grupo de 4 e 5 anos e no último mês foi a vez dos alunos do 1º ano serem contemplados com os kits. 

Os kits disponibilizados contêm dois livros cada, A visita, de autoria de Antje Damm; e Com que roupa irei para a festa do rei?,  de autoria de Tino Freitas.  O objetivo é promover a leitura em casa, buscando contribuir para um ambiente familiar propício à formação de leitores. 

A gerente de formação, Nilcéa Moreira, que incentiva o acontecimento desses projetos, defende a ideia de que a educação se dá em composição com a família.

“O intuito é potencializar os processos de aprendizagem das nossas crianças e estudantes, está investindo no trabalho com a literatura, por meio do Projeto “LiteraSerra: tecendo redes de afeto com a literatura”, em ações de apoio às Unidades de Ensino para a promoção como prática significativa da leitura e da escrita, explicou.

Uma das escolas completadas foi a Emef Elpídia Coimbra, para oficializar a entrega dos kits, a escola organizou uma cerimônia onde foi compartilhada a leitura dos livros presentes nos kits pelos os alunos. Um momento lúdico e emocionante que proporcionou aos participantes a ideia de que ler é além de tudo divertido.