Mobilidade Urbana na Serra: novas ações darão mais fluidez ao trânsito

A avenida Mestre Álvaro será uma das novidades

Mobilidade Urbana na Serra: novas ações darão mais fluidez ao trânsito

Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação

A Serra deve entrar em uma “nova era” com relação à mobilidade urbana no próximo ano, principalmente a partir da municipalização da BR 101, que deverá se transformar na avenida Mestre Álvaro. A nova via terá mais de 30 km e será a maior do município, sendo ainda uma das maiores do Brasil.

O nascimento da avenida acontece após a conclusão das obras do Contorno do Mestre Álvaro, que vai desviar grande parte do trânsito que passar por fora da Serra, desafogando o trânsito no território serrano. A nova via inclui o trecho que começa próximo à entrada para o distrito de Calogi e segue até o condomínio residencial Alphaville Jacuhy.

Com a municipalização, a avenida vai ganhar diversas intervenções para integrar o que são hoje os dois lados da 101, aumentando a fluidez no trânsito.

“Teremos cinco interferências em todo o trecho para fazer a interligação entre os bairros ao longo do novo trecho”, comenta o secretário de Obras e Infraestrutura, Halpher Luggi,

A previsão é no início de 2023 o trecho já tenha se incorporado à malha viária do município.

Mobilidade

As obras da avenida Mestre Álvaro representam uma das ações do Plano de Mobilidade Urbana criado recentemente no município, que conta com mais de 10 obras estruturantes e centenas de outras que serão focais.

Entre essas ações macro, pode-se destacar ainda a duplicação da avenida Ártica, em Cidade Continental, a construção de um mergulhão na Rodovia Norte Sul e as obras na Rotatória do Ó, entre outras.

“Essas intervenções irão dar mais conforto ao cidadão da Serra, que terá mais fluidez no trânsito, diminuindo o tempo de viagem”, pontua Halpher.