Música clássica transforma vida de jovem de Feu Rosa

Por meio de projeto social, Gabriel começou a tocar aos 8 anos e hoje estuda em São Paulo

Música clássica transforma vida de jovem de Feu Rosa


Texto: Gabrielle Tallon - Foto: Munik Vieira/Secom-PMS

A jornada de 10 anos participando do projeto Sons da Esperança levou o jovem Gabriel Alomba, hoje com 20 anos, às salas de aula do Conservatório de Música de Tatuí, no estado de São Paulo, onde faz o curso técnico em violino.

Serrano criado em Feu Rosa, Alomba ingressou no projeto aos 8 anos, em 2008, onde aprendeu a tocar flauta – único instrumento que era ensinado à época. Por meio dessas aulas, conseguiu ingressar no Curso de Formação Musical (CFM) de flauta da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).

Em um segundo momento, um professor passou a dar aulas de violino no Sons da Esperança, e foi então que os olhos de Gabriel brilharam e o amor pelo instrumento despertou. Ao se aperfeiçoar na técnica, passou a fazer o CFM de violino na Fames e, após a sua conclusão, também iniciou o bacharelado, onde ficou apenas um ano pois logo se mudou para São Paulo. 

Os sonhos de Gabriel foram mais longe e ele conseguiu a chance de estudar fora do Estado. Ainda assim, não se esquece de como tudo começou. Desde o ano passado, é professor voluntário no mesmo projeto onde aprendeu as primeiras notas musicais, compartilhando seu conhecimento.

Sons da Esperança

Desde 2007, o projeto social Sons da Esperança leva a crianças em situação de vulnerabilidade social a oportunidade de conhecer o mundo da música, por meio de aulas gratuitas realizadas na Emef Feu Rosa.

O projeto, que atualmente tem cerca de 115 alunos com idade entre 7 e 15 anos, oferece aulas de: flautas doce e transversal, violino, viola de arco, violoncelo, violão, bateria e percussão. São priorizados os estudantes da Emef Feu Rosa e moradores do bairro, mas havendo vagas disponíveis, elas são abertas a toda a comunidade.

O projeto tem o apoio da Prefeitura da Serra, por meio das secretarias de Educação (Sedu) e Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur).