Novembro Azul: Prefeitura oferece testes e orientações para homens

Novembro Azul: Prefeitura oferece testes e orientações para homens

Texto: Amanda Amaral - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

O mês de novembro vem para alertar os homens sobre os cuidados com a próstata e sua saúde de forma geral. Na Serra, haverá programação com ações educativas e conscientização para lembrar que eles também precisam se cuidar.

Nesta segunda-feia (04), a partir das 7 horas, a Unidade de Saúde de Boa Vista realizará uma série de atividades voltadas para o tema. A ideia é estimular o cuidado e a busca pela qualidade de vida através da promoção da saúde e da prevenção de doenças.

Haverá café compartilhado com pacientes, reflexologia, dicas de cuidados com ouvido, testes rápidos, aferição de pressão e glicemia.

No Dia D de Conscientização do Novembro Azul, que acontecerá no dia 22, será realizado o “Clube do Bolinha”, na AEST, a partir das 8 horas. A organização é do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef), e a ideia é reunir os homens que participam dos grupos de Hiperdia.

A expectativa é reunir 300 pessoas. Será apresentado um teatro sobre câncer de próstata, e haverá atividades recreativas como futebol (alunos x professores), vôlei adaptado, hidroginástica e jogos de mesa.

Também no dia 22, a Unidade de Saúde de Oceania realiza evento na associação de moradores do bairro, a partir das 9 horas. Entre os serviços: verificação da pressão arterial, medição da glicemia capilar, testes rápidos de HIV e sífilis, e solicitação de exames.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum.