Novembro Azul: Hidroginástica, teatro e futebol no Dia D de Conscientização

Será apresentado um teatro sobre câncer de próstata e haverá atividades recreativas como futebol, vôlei adaptado, hidroginástica e jogos de mesa

Novembro Azul: Hidroginástica, teatro e futebol no Dia D de Conscientização


Texto: Amanda Amaral - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Nesta sexta-feira (22), os alunos do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef) se reúnem em prol da saúde do homem no Dia D de Conscientização do Novembro Azul. O evento “Clube do Bolinha” será realizado na AEST, a partir das 8 horas.

A ideia é reunir os homens que participam dos grupos de Hiperdia. A expectativa é de que 300 pessoas participem. Será apresentado um teatro sobre câncer de próstata e haverá atividades recreativas como futebol (alunos x professores), vôlei adaptado, hidroginástica e jogos de mesa.

Também nesta sexta (22), a Unidade de Saúde de Oceania realiza evento na associação de moradores do bairro, a partir das 9 horas. Entre os serviços: verificação da pressão arterial, medição da glicemia capilar, testes rápidos de HIV e sífilis, e solicitação de exames.

Outra ação de mobilização está prevista para segunda-feira (25), no Pró-Cidadão da Serra, um local de grande circulação de pessoas. A ideia é sensibilizar os homens na tentativa de ampliar sua visão sobre a prevenção de agravos à saúde.

Além da abordagem de conscientização, no local também haverá equipes para aferição de pressão e medição da glicemia. Participam da ação o Proef e as referências técnicas da Prefeitura da Serra em Nutrição e Saúde do Homem.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum.