Nutricionista cria programa de reeducação alimentar para colegas servidores

A ideia é melhorar a qualidade da alimentação, fazendo a promoção da saúde

Nutricionista cria programa de reeducação alimentar para colegas servidores


Texto: Deborah Hemerly - Foto: Divulgação/Sesa-PMS

Sabe aquele papo que diz: “Para mudar, dê o primeiro passo”? Pronto! Foi exatamente isso que fizeram os Servidores da Vigilância Sanitária da Serra. Ah, quer saber qual mudança pretendem promover. É claro. Promoção à saúde. E quem deu o “start” foi a nutricionista do setor, que é vinculado à Secretaria de Saúde.

Izabela Viegas contou que foi a partir da observação e da escuta de algumas queixas muito frequentes do tipo: “Nossa, estou com uma indisposição”. Ou: “Minha cabeça está doendo, novamente”, que ela, junto com os estudantes do 6º período do curso de Nutrição da Multivix-Serra, Rafael Lira e Sara Vaz, pensaram em desenvolver o projeto “Ação Nutrir a Visa”.

“A ideia é melhorar a qualidade da alimentação, fazendo a promoção da saúde e, consequentemente, no ajuste de peso e melhora na condição física”, enfatizou Izabela.

A nutricionista responsável pelo programa começou animada, assim como os servidores. Na manhã desta quinta-feira (16), uma mesa de café da manhã com itens saudáveis estava posta para receber os participantes do programa. A partir das 9 horas, teve pesagem e avaliação nutricional. A equipe de nutrição também registrou as medidas dos participantes, que também ouviram umas dicas e orientações de como a alimentação pode contribuir com a melhoria da saúde.

O bate-papo sobre alimentação e saúde também contou com um guia nutricional, uma espécie de cartilha, elaborada por Izabela, Rafael e Sara. O material ressalta a importância da hidratação, assim como dá dicas de como montar um prato saudável, sugestões de lanches com direito a receitinhas. 

“Também destaquei a importância da qualidade do sono. Dormindo melhor, minimizamos a irritabilidade, o cansaço mental. Isso sem contar com a melhoria do foco e da concentração em qualquer atividade. Participaram desse primeiro encontro 31 servidores da Saúde. Vamos fazer um  por semana, com novas dicas e dinâmicas. A reavaliação do resultado do projeto será daqui 28 dias”, explicou.