O boom do empreendedorismo: número de MEIs está em alta na Serra

Até o início deste mês, 47.620 CNJPs (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) estavam registrados nesse regime, dos quais 3.355 empreendedores foram formalizados em 2021

O boom do empreendedorismo: número de MEIs está em alta na Serra


Texto: Leonardo Quarto - Foto: Everton Nunes/Acervo-PMS

A busca pela formalização por meio do registro como Microempreendedor Individual (MEI) segue em ritmo de crescimento na Serra mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia.

Até o início deste mês, 47.620 CNJPs (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) estavam registrados nesse regime, dos quais 3.355 empreendedores foram formalizados em 2021. Em 2020, o quantitativo de MEIs na Serra alcançou 44.265, um crescimento de 5% em relação ao ano de 2019, quando o número de Microempreendedor Individual totalizou 37.717.

“Do total de MEIs criados, a maior parte (14.966) se encontra na faixa etária entre 31 e 40 anos, o que aponta que, em tempos de dificuldade econômica, é comum recorrer ao empreendedorismo por necessidade, como alternativa de ocupação e renda”, afirma o secretário interino de Desenvolvimento Econômico da Serra, Francisco de Assis Soares. 

Entre as vantagens do MEI estão a facilidade de adesão, a possibilidade de prestar serviços a um custo baixo e os benefícios previdenciários.

Em vigor desde 2009, o MEI foi criado para incentivar a formalização de pequenos negócios e de trabalhadores autônomos a um baixo custo. Esse regime permite que o microempreendedor tenha CNPJ, emita notas fiscais, empregue até um funcionário, e tenha acesso a linhas de crédito voltadas a pequenos empresários.

Na Serra, o atendimento ao MEI é feito no Ciamp – Espaço do Empreendedor, localizado na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, Portal de Jacaraípe.