Caçula dos mais de 50 serviços de saúde da Serra, Hospital Municipal Materno Infantil completa 11 meses

Confirmando o título de maior maternidade pública do Espírito Santo, já nasceram 3.589 bebês no Materno Infantil

Caçula dos mais de 50 serviços de saúde da Serra, Hospital Municipal Materno Infantil completa 11 meses


Texto: Deborah Hemerly - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

Caçula dos mais de 50 serviços de saúde da Serra, o Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI) completa, nesta quinta (19), 11 meses de reabertura com direito a 3.589 nascimentos, confirmando o título de maior maternidade pública do Espírito Santo.

Localizado em Colina de Laranjeiras, o HMMI foi construído com recursos federais e contrapartida da Prefeitura da Serra, contando com serviço especializado às gestantes. Em 11 meses, foram realizados 2.037 partos normais e 1.552 cesarianas. Mais de 16 mil atendimentos externos com 5.372 internações.

O Materno Infantil destaca-se pelo seu atendimento humanizado durante 24 horas por dia, todos os dias da semana. A participação voluntária de doulas já é uma realidade do hospital, que preza pelo serviço de excelência que vai desde a estrutura física até sua capacidade técnica.

Com esse importante equipamento de saúde, as famílias serranas também podem contar com atendimento de pré-natal de alto risco; exames de ultrassonografia para gestantes que são acompanhadas pelas equipes das Unidades de Saúde; follow-up para os recém-nascidos de risco; testes da orelhinha, pezinho, linguinha e coraçãozinho; vacinação; registro do bebê em cartório. Nos próximos meses, será inaugurado o banco de leite humano.

Em junho de 2022, a Saúde da Serra passou a realizar cirurgias ginecológicas. Assim como acontecem com os demais serviços especializados, o acesso é através das Unidades de Saúde que, se for a indicação, o médico encaminhará a paciente para o serviço. No ambulatório ginecológico, a mulher é reavaliada por um especialista que solicita os exames pré-operatórios.

Canais de comunicação com o usuário

No Hospital Municipal Materno Infantil, as famílias serranas também podem contar com o serviço de ouvidoria, disponível pelo e-mail ouvidoria@maternoinfantilserra.org. Vale a pena ressaltar que não se trata da única via de troca entre a gestão e o morador: o HMMI também conta com uma pesquisa de satisfação.

Por meio de entrevistas diárias com as pacientes internadas e seus familiares, a gestão levanta dados sobre o atendimento prestado com o objetivo de promover a melhoria contínua dos serviços.

Cursos e capacitações

Curso de Gestantes, capacitação das equipes da rede de saúde e dos colaboradores do Materno Infantil são proporcionados nesse importante serviço de saúde da Serra. O 1º Curso de Gestantes aconteceu em 21 de maio de 2022 e reuniu cerca de 80 pessoas, entre gestantes e acompanhantes. Já, o segundo, alcançou a marca de 100 participantes.

Isso sem contar com ações em saúde que foram realizadas ao longo desses meses, voltadas tanto para os profissionais da rede básica de saúde municipal quanto para os colaboradores do Materno Infantil.