Começam as obras de recuperação do litoral na Serra

As obras contemplarão a extensão da faixa de areia e recuperação da restinga na Praia da Baleia, em Jacaraípe, e em Manguinhos

Começam as obras de recuperação do litoral na Serra


Texto: Gabriela Conti - Foto: Divulgação

Começaram as obras de recuperação do litoral do município da Serra, que contemplarão a extensão da faixa de areia e recuperação da restinga na Praia da Baleia, em Jacaraípe, e em Manguinhos.

Manguinhos ganhará cerca de 15 metros de extensão de areia, totalizando uma área recuperada de, aproximadamente, 5.200 metros quadrados.

Em Jacaraípe, na Praia da Baleia, serão recuperados cerca de 8.850 metros quadrados e haverá uma extensão de 10 metros da faixa de areia.

As obras de recuperação são guiadas por um estudo morfodinâmico do litoral realizado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semma) que fez um diagnóstico do ambiente, apontando técnicas de recuperação de menor impacto ambiental, que são amplamente utilizadas a nível mundial.

O estudo identificou que onde a restinga está preservada, a erosão teve menor impacto. Por isso, além do engordamento das faixas de areia, a prefeitura vai realizar a reconstituição da restinga.  

"Com base no estudo, optamos por obras de engordamento da faixa de areia da praia, bem como a recuperação da restinga ao longo de todo o litoral", explica a secretária de Meio Ambiente, Áurea Almeida.

A previsão é que a obra seja concluída em três meses, dependendo das condições climáticas. Neste período, as praias em questão ficarão fechadas para o público.