Obras do Contorno do Mestre Álvaro avançam na Serra

A expectativa é que com o novo contorno, que terá 19 km de pistas duplas, o trânsito pesado na área urbana da BR 101 diminua em 35%

Obras do Contorno do Mestre Álvaro avançam na Serra

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Importante obra de mobilidade urbana para toda a Grande Vitória, a construção do Contorno do Mestre Álvaro está a todo vapor e a prefeitura da Serra acompanha de perto a obra para garantir que o prazo de entrega seja cumprido e todos sejam beneficiados. O governo federal, responsável pelo contorno, deu prazo até o fim de 2021 para a entrega da obra.

Um total de R$ 60 milhões foi garantido para avançar com as obras neste ano. Segundo o prefeito Audifax Barcelos, o montante foi somado aos R$ 100 milhões já liberados pelo Governo Federal em 2019.

“A expectativa é que com o novo contorno, com 19 quilômetros de pistas duplas, a gente consiga diminuir em 35% o trânsito pesado que passa pela área urbana da BR 101. Espera-se que mais de 15 mil veículos deixem de circular pela região todos os dias. Ao todo, 36 bairros da Serra serão impactados com a redução no trânsito”, avaliou Audifax.

De acordo com a Contractor Engenharia, empresa responsável pela obra, os trabalhos estão dentro do cronograma estipulado. Atualmente, a empresa está fazendo terraplanagem, desmonte de rocha, construção de viadutos e construção das vias elevadas, ao longo dos 19 quilômetros.

Investimentos

A nova estrada vai melhorar a logística e atrair mais investimentos para o município. Com o trânsito pesado da BR 101 passando para o Contorno a via será requalificada, e ganhará empreendimentos mais nobres na área de comércio e serviços, shopping, polos comerciais e conjuntos habitacionais. Além disso, o próprio Contorno do Mestre Álvaro vai atrair empresas do setor logístico, nas áreas permitidas, e potencializar o turismo naquela região.

A expectativa é que o trecho seja entregue até o fim do ano que vem e novos trabalhadores sejam contratados no decorrer das obras.

Saiba mais:

- A estrada do Contorno do Mestre Álvaro sairá da rodovia do Contorno de Vitória, na altura de Cariacica, até a região próxima ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Serra-Sede.