Oficinas com Famílias: Palestras nos Cras da Serra sobre alimentação e empoderamento da mulher

Inscrições podem ser feitas nos próprios Cras da Serra. Confira a agenda das palestras

Texto: Elisa Rangel/Secom - Foto: Semas/PMS

Segurança alimentar, empoderamento da mulher, relações raciais, trabalho e renda. Estes importantes temas serão abordados pela Prefeitura da Serra, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), no projeto intitulado “Oficinas com Famílias”.

São palestras realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) distribuídos nos nove territórios da Serra: Serra Dourada, Planalto Serrano, Novo Horizonte, Vila Nova de Colares, Jardim Tropical, Serra Sede, Jardim Carapina, Laranjeiras e Jacaraípe. As inscrições estão abertas e devem ser feitas nos Cras.

O público-alvo são principalmente as famílias atendidas e acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), assim como famílias que vivem no contexto de extrema violência, que enfrentam situação de desemprego e que têm vivência de discriminação, por exemplo.

A primeira palestra aconteceu na segunda-feira (7), no Cras de Vila Nova de Colares, com o tema “Empoderamento e Autonomia das Mulheres: Estratégias para Prevenir a Violência Doméstica”. Mais de 40 pessoas participaram da oficina.

Já na próxima quinta-feira (10) a palestra será com o tema “Segurança Alimentar: Como Fazer Boas Escolhas”, às 13h30, no Cras de Jardim Carapina. A palestrante será a nutricionista da Semas, Thamyres Dal Col.

As palestras com foco no empoderamento da mulher e na busca da autonomia feminina serão ministradas pelas servidoras Noemi Dandara e Rosilene Bellon, da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir) da Serra.

Alimentação saudável e a força da mulher serão o foco do projeto “Oficinas com Famílias” neste mês de novembro, mas em dezembro outras abordagens já estão programadas, como: Direitos de Cidadania, Trabalho e Renda, Relações Ético Racional e Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher.

A secretária de Assistência Social, Cláudia Silva, destaca a importância dos conteúdos programados e incentiva a participação das famílias.

“As ‘Oficinas com Famílias’ têm como objetivo levar reflexão sobre temas de grande interesse das famílias, favorecendo a participação social, o fortalecimento dos laços comunitários, o acesso aos direitos, o protagonismo e também a prevenção de riscos. Serão espaços e momentos que vão contribuir para o compartilhamento de experiências e o desenvolvimento de habilidades de negociação e mobilização”, declarou.

“OFICINAS COM FAMÍLIAS” EM NOVEMBRO:

CRAS DE JARDIM CARAPINA

Data: 10 de novembro, às 13h

CRAS PLANALTO SERRANO

Data: 11 de novembro, às 13h

Palestra: “Empoderamento e autonomia das mulheres: estratégias para prevenir a violência doméstica”

CRAS DE JACARAÍPE

Data: 17 de novembro, às 13h