Orçamento Participativo 2021: mais de 55 milhões em obras

Dezenas de obras foram repactuadas

Orçamento Participativo 2021: mais de 55 milhões em obras


Texto: Djeisan Maria - Foto: Freepik

A Prefeitura da Serra fez uma repactuação de obras do Orçamento Participativo (OP) que não foram realizadas nos últimos 10 anos. Das obras do OP, nove se iniciam neste ano, demandando investimentos da ordem de mais de R$ 55 milhões do município. 

Dezenas de obras foram priorizadas em acordo com os movimentos sociais das 11 regiões do OP na Serra. A secretária de Planejamento Estratégico e Tecnologia da Informação, Juliana Prado, comenta que o orçamento público é uma peça de justiça social, pois atende aos anseios da população e dispõe os recursos para todas as regiões do município.

Nova metodologia

O Orçamento Participativo deve contar com uma nova metodologia para 2022, que prioriza a participação popular. O método envolve quatro etapas, que se inicia com consulta aberta pelo portal da Prefeitura, onde o morador vai dar as sugestões para cada região.

Em seguida, a equipe técnica fará uma triagem das demandas para verificar quais são viáveis de serem feitas. O próximo passo é a consulta para elencar as novas prioridades, e a última etapa é para que a comunidade valide as demandas do próximo ano. 

Juliana explica que o objetivo é executar um modelo que dê mais espaço para que a população contribua e faça sugestão de demandas. 

A diretora do Núcleo de Acompanhamento do Orçamento Participativo, Daniele Frasson, ressalta que utilizar este novo formato de consulta popular, por meio da internet, está diretamente ligado ao plano de governo do prefeito Sergio Vidigal,  em ouvir todos os munícipes.

"Aproximarmos a gestão das pessoas que querem participar efetivamente das decisões da nossa cidade é o que precisamos neste momento", afirma Frasson. 

Confira as obras do OP em execução:
- Cobertura da Quadra Poliesportiva da EMEF Américo Guimarães Costa em Carapina Grande;
- Revitalização do Ginásio André Carloni;
- Cobertura da Quadra Poliesportiva do CMEI Oceania;
- Cobertura da Quadra Poliesportiva da EMEF Julite Miranda Freitas, em Serramar;
- Quadra na EMEF Darcy Ribeiro em Parque das Gaivotas;
- Revitalização em Barcelona: praça Sizenando Pechincha e campo de futebol society;
- Construção da Rotatória do Ó;

-Galeria dos Valões Rua Porto Velho 400 M em Anchieta;

- Construção de vestiário do campo e reforma do alambrado em Santa Rita de Cássia.