Outubro Verde: Prefeitura da Serra faz ação de três dias de testagem rápida para a sífilis

Será nos dias 19, 21 e 23, em Laranjeiras, Jardim Limoeiro e Serra Sede. A iniciativa é do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)

Texto: Deborah Hemerly - Foto: Deborah Hemerly-Secom/PMS

Você sabia que, além de rosa, o outubro também é verde? Pois é. Além da prevenção contra o câncer de mama o mês é, no calendário da Saúde, de prevenção, diagnóstico e orientação da sífilis, principalmente a congênita.

Para que haja a sífilis congênita, ou seja, em criança, precisou ter a doença na gestante que, por sua vez, a adquiriu. Defendendo a bandeira da prevenção, a Saúde da Serra percorre esse caminho de volta até chegar à raiz do problema, diagnosticando e tratando todos que necessitam.

Por isso, nos dias 19, 21 e 23 de outubro, as equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) farão testagem em três pontos da Serra. Por dia, vão ser disponibilizados 100 testes, para realização em livre demanda. A ação conta com o apoio do Comitê Municipal de Investigação da Transmissão Vertical (CMITV) e com o Estado.

No primeiro dia, 19 (terça-feira), a testagem vai acontecer das 8 às 12 horas, na Praça da Luz, em frente ao Shopping Laranjeiras.

No dia 21 (quinta-feira), a testagem será das 14 às 17 horas, próximo à agência da Receita Federal, em Jardim Limoeiro.

A terceira ação de testagem vai acontecer dia 23 (sábado), das 8 às 12 horas, na praça Praça Almirante Tamandaré, conhecida com Chico Prego.