Prefeitura lança site com indicadores da Serra para ajudar moradores, investidores e gestores públicos

Painel de Indicadores da Serra (painel.serra.es.gov.br) será lançado nesta terça-feira (29 de dezembro)

Texto: Samantha Dias - Foto: Arte Secom/PMS

Resultado de um trabalho de acompanhamento e agrupamento das mais importantes informações estratégicas sobre o município, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplae), lança, nesta terça-feira (29 de dezembro), o site Painel de Indicadores da Serra, que reúne informações úteis para gestores públicos, empreendedores, investidores, pesquisadores e para a população, de forma geral.

Na página painel.serra.es.gov.br estão disponíveis informações do município divididas em 15 grandes áreas, como, por exemplo, taxa de homicídio, cobertura de medicamentos nas farmácias municipais, cobertura de rede de esgoto, cobertura de vacinação, saldo de vagas de emprego abertas na cidade, entre muitos outros indicadores. Também será possível acessar a página clicando no banner disponível no site da prefeitura (www.serra.es.gov.br).

Além disso, os moradores vão poder consultar todas as obras do Orçamento Participativo realizadas em sua região e todos os equipamentos públicos disponíveis próximos de sua residência.

Essas informações, que estarão disponíveis de forma facilitada a partir desta terça-feira (29), são obtidas a partir de levantamentos das secretarias municipais e também de órgãos estaduais e federais, tais como IBGE, Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Ministério da Saúde, entre muitos outros. Os dados serão atualizados no site seguindo a periodicidade das novas informações repassadas pelos órgãos responsáveis por cada uma delas.

“Como prefeito da cidade mais transparente do Brasil, é uma satisfação o lançamento do Painel de Indicadores da Serra, mais uma ferramenta para ajudar o morador a encontrar as informações sobre seu bairro, sua região e sobre a cidade. Além disso, é mais uma fonte de consulta muito importante para pesquisadores, gestores e investidores, com a facilidade de ter, em um só local, as principais informações para a tomada de decisões”, afirmou o prefeito Audifax Barcelos.

O Painel apresenta não somente os indicadores do município na atualidade, mas também traz um recorte histórico dos últimos anos. “É possível acompanhar os indicadores da Serra no passado e os atuais, comparando as ações e os resultados obtidos. Um exemplo desse comparativo é a taxa de homicídios, que vem caindo com o passar dos anos, tirando a Serra dos primeiros lugares em violência no Estado”, explicou a secretária de Planejamento Estratégico, Lauriete Caneva.

Para Lauriete, além de acompanhar as transformações da cidade, os indicadores vão ajudar na tomada de decisões nas esferas pública e privada. “Os investidores vão poder consultar, por exemplo, informações econômicas da cidade, a renda média dos moradores, se há mão de obra compatível com seu negócio. Para os gestores, é uma importante ferramenta de planejamento e gestão para o desenvolvimento de políticas públicas a partir dos indicadores apresentados”.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A Serra aderiu aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estebelecidos em 2017, e no novo site Painel de Indicadores da Serra também é possível conferir quais as medidas e ações o município já desenvolveu ou está desenvolvendo para melhorar o planeta segundo os objetivos pactuados.