Palestras e rodas de conversa para esclarecer sobre a Doença Falciforme

Palestras e rodas de conversa para esclarecer sobre a Doença Falciforme

Texto: Amanda Amaral - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

A Doença Falciforme é uma doença hereditária causada por uma mutação genética que provoca a deformação dos glóbulos vermelhos.

Na Serra, existe a Lei Municipal 3.429 que prioriza o Dia do Falcêmico em 19 de março. Por isso, durante este mês, a Secretaria de Saúde do município está realizando nas unidades de saúde ações intensificadas de conscientização para alertar sobre o diagnóstico e tratamento. Entre as ações estão palestras, rodas de conversa e distribuição de folder.

Doença Falciforme

A Doença Falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia.

A doença prevalece nos afrodescendentes e pode se manifestar de forma diferente em cada individuo. As manifestações mais comuns são crise de dor, úlcera (ferida) na perna (mais comum próxima aos tornozelos), infecções frequentes, e as crianças com Anemia Falciforme podem também apresentar inchaço, dor e vermelhidão em mãos e pés.

O diagnóstico é realizado precocemente nas crianças pelo Teste do Pezinho, feito antes da alta hospitalar e nos primeiros 30 dias de vida. Nas demais idades, o diagnóstico é feito com um exame de sangue especifíco chamado Eletroforese de Hemoglobina.