Para compras de fantasias e ingressos para o Carnaval siga as dicas do Procon da Serra

Os cuidados com as compras vão desde fantasias, adereços e abadás, até alimentos e bebidas e formas de pagamento

Para compras de fantasias e ingressos para o Carnaval siga as dicas do Procon da Serra


Texto: Samantha Dias

Muita gente gosta de pular Carnaval vestindo alguma fantasia ou se divertir em festas e blocos. De fato, a festa fica mais bonita e animada desse jeito, mas é preciso ter alguns cuidados para que a folia não acabe antes da quarta-feira de cinzas por causa de problemas ou aborrecimentos.

É por isso que o Procon da Serra preparou algumas orientações para os foliões. Os cuidados com as compras vão desde fantasias, adereços e abadás (que são os ingressos para algumas festas) até alimentos e bebidas e formas de pagamento.

Confira abaixo algumas orientações:

- Compra de fantasias

A recomendação da diretora do Procon da Serra, Nívia Passos, é pesquisar preços em pelo menos dois ou três estabelecimentos diferentes.

É importante, também, verificar as informações sobre a peça escolhida, como cor, tamanho, composição do tecido, para ver se atende às expectativas. Os estabelecimentos não são obrigados a fazer troca por causa de cor e tamanho, mas muitos costumam adotar essa prática. Por isso, confirme a política de troca do local. É importante exigir a nota fiscal, o documento pode ser necessário para eventuais reclamações.

A obrigação da troca é para casos de defeito do produto, quando o consumidor deverá entrar em contato com a loja solicitando o reparo, a troca do produto, ou devolução de valores, dentro dos prazos legais.

- Fantasias para crianças

No caso de fantasias e acessórios para crianças, deve-se ter muita atenção se eles não possuem peças pequenas que podem se soltar, peças cortantes, e quanto aos materiais usados, a fim de evitar alergias, intoxicações e outros problemas. Verifique a faixa etária a que se destina o produto.

- Brincadeiras
Nas compras de espumas artificiais, sprays e buzinas, o consumidor tem que olhar as informações contidas no rótulo, como data de validade, procedência e se tem o selo do Inmetro, que certifica a segurança desses artigos. Verifique se a lata está lacrada e se não está amassada.

- Ingressos para camarotes e festas

Para a compra de ingressos para camarotes e festas, a dica é ficar atento aos horários de início e término da festa, regras estabelecidas e a que o ingresso dá direito (bebida, comida, atrações, entre outros). Observe se a oferta anunciada foi cumprida e, caso não seja, o consumidor tem o direito de reclamar

Tome cuidado com as falsificações. Certifique-se que o local de venda é autorizado e guarde os comprovantes de pagamento.

- Pagamento em dinheiro ou cartão

A Lei nº 13.455/2017 autoriza a diferenciação de preço para pagamentos em dinheiro, cartão de débito ou cartão de crédito. O consumidor, ao realizar o pagamento, deve verificar quais os valores cobrados para cada caso. Caso ele queira pagar com cartão, é bom lembrar que o estabelecimento não pode estipular valor mínimo para pagamento com cartão de débito ou crédito.

Outro cuidado importante que o consumidor deve ter é conferir os valores digitados na máquina de cartão antes de digitar a senha. O comprovante de pagamento deve ser exigido e guardado e é importante o consumidor conferir se o cartão devolvido é mesmo o dele.

- Alimentos e bebidas

O Procon da Serra chama a atenção do consumidor para ficar atento aos rótulos e informações dos produtos e não adquirir artigos com data de validade vencida ou, ainda, sem nenhuma data que especifique quando foi produzido. Também é preciso observar as condições de higiene e armazenamento dos alimentos e bebidas e não consumir caso o produto apresente lacre rompido, latas amassadas ou qualquer outra irregularidade.

- Multa por perda de comanda

Alguns estabelecimentos entregam ao consumidor uma comanda para anotação dos itens consumidos. A responsabilidade pelo controle da consumação é do fornecedor e não do cliente. Assim, determinar o pagamento de multa em caso de perda de comanda é considerada prática abusiva e o consumidor não deve aceitar essa situação. 

O consumidor que quiser buscar orientações ou fazer reclamações pdoe procurar o Procon da Serra

Endereço: Pró-Cidadão, Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, em Portal de Jacaraípe 

Horário de funcionamento: segunda a sexta, de 8 às 17 horas.