Parceria entre Vale e Serra garante mais alunos nas escolas municipais

O objetivo da parceria é identificar casos de crianças e adolescentes entre quatro e 17 anos que estão fora da escola

Parceria entre Vale e Serra garante mais alunos nas escolas municipais


Texto: Leonardo Quarto - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

Uma parceria que pode mudar vidas se inicia na Serra. Foi firmado nesta terça-feira (28), o Termo de Cooperação Técnica entre Prefeitura da Serra e Fundação Vale Associação Escola Aprendiz. A assinatura aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ismenio de Almeida Vidigal, em Planalto Serrano, Bloco A.

O objetivo da parceria é a realização de ações na área da Educação e Desenvolvimento Territorial, especialmente identificação dos casos de crianças e adolescentes entre quatro e 17 anos que estejam fora da escola ou em risco de evasão escolar. Além disso, o Convênio auxilia na formação dos profissionais que atuam na Educação Básica e na rede de proteção social do município, em processos de inserção e permanência escolar na rede pública municipal, pela Secretaria de Educação da Serra.

O prefeito da Serra, Sergio Vidigal, afirmou que esse é um momento histórico para a Serra, visto que a parceria com a Fundação Vale Associação Escola Aprendiz é uma prova de que o município vem cumprindo seu papel, enquanto gestor dos recursos e do conteúdo levado aos alunos.

“Sempre falo que as grandes mudanças na economia só acontecem com investimento em educação. O cuidado com nossas crianças e adolescentes tem sido uma das nossas premissas. A pandemia tornou ainda mais importante a necessidade de olharmos com carinho e atenção para os nossos alunos, e lutar por cada um deles. Nenhuma criança ou adolescente da Serra deixará a escola ou ficará sem acesso à educação. Esse é um dos nossos principais compromissos”, declarou Sergio Vidigal.

Para o secretário de Educação, Alessandro Bermudes, a parceria com a Vale pode mudar a realidade educacional da cidade. “Isso amplia o trabalho que as unidades de educação já fazem com a busca ativa. A pandemia nos mostrou que esse olhar cuidadoso da comunidade com os alunos deve continuar. E essa não é a única ação que desenvolvemos. Estamos comprando notebooks para alunos e professores. Assim vamos colocar de vez a Serra no mundo digital”, disse.

Já a gerente de projetos da Fundação Vale, Lívia Zandonadi, ressaltou a importância de se combater a evasão escolar. “O último relatório de 2020 da Unicef apontou que existem 5 milhões de crianças entre 06 e 17 anos em situação de desvinculação escolar. Combater isso é uma necessidade de toda rede de proteção da comunidade. Nosso papel é mostrar que todos podemos apoiar”.

O gerente de Desenvolvimento Sustentável da Vale, José Lúcio Pádua, reforçou que o investimento em educação é o que muda realmente a vida das pessoas. “E o nosso lema é esse. Melhorar a vida das pessoas. Com esse projeto de Territórios e Redes, que é movo na Vale, é piloto na Serra e em Marabá. Estamos aqui porque confiamos na gestão e podemos ajudar no básico: colocar as crianças na escola”.