Moradores da Serra ganham novo parque para malhar e se divertir

O parque funciona todos os dias, das 6 às 21 horas e com entrada gratuita para a população

Moradores da Serra ganham novo parque para malhar e se divertir


Texto: Bianca Oliveira - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

No final da tarde desta sexta-feira (11) foi inaugurado em Cidade Continental, o Parque Caminho do Mar que estará aberto para os moradores da cidade a partir deste sábado (12), das 6 às 21 horas, e entrada gratuita. No local, vai ser possível praticar atividades físicas e levar as crianças para se divertirem.

O espaço tem aproximadamente 30 mil metros quadrados e foi doado pela empresa Vale. A prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), é quem vai fazer a administração do espaço. 

O prefeito da Serra, Sergio Vidigal, agradeceu à Vale por ser uma empresa parceira do município e por ser uma empresa cidadã. 

"Lembrando que esse equipamento vai ser de fundamental importância primeiro para aquela região, que tem muita deficiência de área de lazer e segundo que esse equipamento também vai ser utilizado para que o município possa fortalecer e incrementar as suas atividades junto com nossos alunos na área esportiva e na área de atividades musicais. A nossa expectativa é que a gente continue tendo também a parceria da Estação Conhecimento”, afirmou.

O vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra, Thiago Carreiro, falou sobre a inauguração e ressaltou que o município ganha um importante equipamento. Ele ainda destacou que o objetivo da gestão é transformar o parque Caminho do Mar em uma verdadeira ferramenta de inclusão social através de atividades esportivas e culturais e de muita qualidade de vida para todas as idades, das comunidades vizinhas, mas também de todos os visitantes. 

“Vamos dar vida aos espaços, realizar uma gestão que fomente o desenvolvimento humano e que faça do parque mais um indutor turístico na cidade. Também queremos ampliar a geração de renda e da economia criativa local”, ponderou.

O local conta com estacionamento, área de eventos,  quadra poliesportiva e de areia, um campo de  futebol e um society, parques infantis, espaço para musculação e ginástica funcional, pista de caminhada, ciclovia, além da segunda maior pista de skate do Estado, entre outras atrações.

O uso dos campos e quadras no local são programados através de agendamento on-line. 

O espaço também conta com uma pracinha para pets e brinquedos acessíveis para crianças com deficiência ou mobilidade reduzida, além de um mirante com vista para uma grande área de preservação. 

Thiago ainda disse que haverá um departamento de esportes da prefeitura no parque e que a Setur pretende contemplar times das comunidades vizinhas e promover eventos de artesanatos e gastronômicos, gerando renda para a comunidade local. Além de aulas de zumba nos fins de semana. 

O diretor municipal de esporte, Marcelo Laporte, parabenizou a Vale por essa grande conquista para o cidadão e também toda a equipe da prefeitura, em especial aos servidores da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer.

"Hoje é um dia de muita emoção para todos nós. Essa solenidade nos mostra o quanto é importante e gratificante investir através de parcerias com a iniciativa privada em esporte, cultura e até mesmo turismo para nossa cidade", comentou.

A Serra está classificada como risco moderado para contágio da Covid-19, sendo assim, o Parque Caminho do Mar passa a seguir as mesmas restrições dos demais parques do município. No local, há banheiros e vestiários com pias e sabão para que os visitantes possam fazer a higiene das mãos, além de ser obrigatório o uso de máscara no local, álcool em gel e o distanciamento social entre os visitantes. 

O Parque funciona todos os dias, das 6 às 21 horas.

Serviço:

Local: Parque Caminho do Mar, Cidade Continental, Serra. 

Funcionamento: segunda a domingo, das 6 às 21horas.

Endereço: Avenida Meridional, 2.129, Cidade Continental.