Patrimônio Mobiliário é tema de curso para 120 servidores da Prefeitura da Serra

Primeira turma já está em aula, mas ainda há vagas para outras duas turmas

Patrimônio Mobiliário é tema de curso para 120 servidores da Prefeitura da Serra


Texto: Elisa Rangel/Secom - Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

Servidores da Prefeitura da Serra estão sendo capacitados para a elaboração do levantamento dos bens mobiliários da gestão municipal. Ao todo, 120 servidores vão participar do curso Patrimônio Mobiliário – Visão de Gestão Integrada, que teve início na última segunda-feira (26).

Serão três turmas, de 40 alunos cada, com duração de uma semana por grupo. As aulas serão sempre à tarde, de 13h às 17h, no auditório da Câmara Municipal da Serra. A primeira turma já está fechada, mas para as próximas ainda há vagas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: nucleo.sead@serra.es.gov.br

O curso faz parte das ações desenvolvidas pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sead) da Serra, através do Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos, em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

O foco principal é capacitar todos os membros das Comissões de Inventário Patrimonial de Bens Móveis, Imóveis e Intangíveis da prefeitura, que envolve todas as secretarias municipais.

Dentre os assuntos a serem abordados estão as fases para elaboração do Inventário do Ordenador de Despesa, que compõe a Prestação de Contas do Prefeito a ser encaminhada ao Tribunal de Contas do Estado.

O instrutor do curso é Sandro Pandolpho da Costa, da Esesp, que explicou que o objetivo é capacitar os colaboradores para enxergar os diversos aspectos interdisciplinares dos bens.

“Os alunos terão instruções das melhores formas de destinação do bem e vamos mostrar, por exemplo, que o leilão é sim uma destinação, mas é a ponta do processo do ciclo de vida de um bem. Vamos trabalhar para conscientizar o servidor a identificar dentro de cada etapa do bem qual a destinação mais viável”, afirmou Sandro Pandolpho. 

A secretária da Sead, Dayse Lemos, enfatizou a importância do envolvimento e do trabalho de todos os servidores que compõe as recém-criadas comissões de inventário do patrimônio mobiliário das secretarias.

“Essa é uma atividade importantíssima porque diz respeito ao nosso patrimônio e também porque prestamos conta aos órgãos competentes. É um trabalho que tem que ser feito com qualidade e seriedade. Por isso tomamos a iniciativa de constituir as comissões e cada secretaria teve autonomia de formar sua comissão do tamanho que quisesse. É um trabalho grande e muito importante”, reforçou. 

A primeira turma terá aulas até a próxima sexta-feira. Já a segunda turma inicia o treinamento no dia 24 de outubro e vai até 27 de outubro. O último grupo de servidores a ser treinado vai para “sala de aula” de 21 a 25 de novembro. 

 

VAGAS AINDA ABERTAS PARA:
2ª Turma: 24 a 27 de outubro
3ª Turma: 21 a 25 de novembro
Inscrições pelo email: nucleo.sead@serra.es.gov.br