Período de chuvas: Defesa Civil dá dicas de como perceber e prevenir riscos

Durante as fortes chuvas, o ideal é que se procure abrigo em local alto e seco, fora do contato com a água

Período de chuvas: Defesa Civil dá dicas de como perceber e prevenir riscos

Texto: Miranda Perozini - Foto: SECOM

Estamos, oficialmente, em temporada de chuvas. Além de frio e ventos fortes, este período pode vir acompanhado de perigos para os moradores de áreas de alagamento e encostas.

Por isso, a Defesa Civil da Serra está pronta para atender a população e compartilhar com você, morador, algumas dicas de prevenção durante este período.

Para moradores de áreas sujeitas a alagamento, o ideal é que, antes das chuvas,  a família procure suspender os móveis e eletrodomésticos, evitando contato com a água.

“Desligar equipamentos elétricos da tomada, desligar a válvula de botijão de gás e fechar o registro de entrada de água também é importante. Verificar periodicamente a origem de rachaduras na parede e no chão, e fazer revisões no telhado e nas calhas evita problemas como goteiras e também são medidas que podem salvar vidas”, acrescenta o chefe da Defesa Civil, major Fábio Mauricio Rodrigues.

Outras atitudes como manter o lixo em local alto, para não piorar a situação da enchente, e deixar os documentos organizados e de fácil acesso, também são bem-vindas.

Já durante as fortes chuvas, o ideal é que se procure abrigo em local alto e seco, fora do contato com a água. Evite mudar de lugar para não ser levado pela enchente ou passar em buracos, além de permanecer caçado. Ao deixar sua casa, não esqueça dos documentos e, principalmente, não arrisque a sua vida tentando salvar bens materiais.

Depois das chuvas, o ideal é não se arriscar em lugares inusitados e, durante a limpeza da casa, utilizar luvas e botas, descartando alimentos e outros produtos que entraram em contato com a água. Para higienizar, use uma mistura de um copo de água sanitária para 2 litros de água.

Para moradores de terreno em encosta

Segundo o coordenador da Defesa Civil, o ideal nestes casos é evitar principalmente o desmatamento. “As árvores e outras vegetações servem para conter deslizamentos. Mas também é importante ficar atento. Algumas plantas como bananeiras, por exemplo, concentram muita água e tem raízes rasas, por isso é sempre bom procurar uma orientação técnica da prefeitura, por exemplo”, explica.

Antes de construir, também é preciso cuidado, procure orientações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Já no imóvel, é importante observar bem as possíveis trincas no chão e nas paredes, que podem indicar problemas na estrutura do imóvel.

Canos de água com vazamento, esgoto a céu aberto, valas obstruídas e acúmulo de lixo também contribuem muito para os deslizamentos. “Além disso, árvores, postes e muros inclinados também podem ser sinais de que o imóvel está comprometido, e precisando de uma vistoria”, alertou o major.

A Prefeitura da Serra conta com quatro equipes formadas para atendimento noturno, entre 19 horas e 7 horas da manhã, e finais de semanas e feriados 24 horas. Em caso de risco, basta acionar a Defesa Civil pelo telefone 99938-9500 ou 3338-1756.