Prefeito dá posse ao Conselho do Trabalho

Texto: por Samantha Dias

Nesta terça-feira, dia 14, o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, dá posse ao Conselho do Trabalho da Serra, responsável, entre outras coisas, por aprovar e deliberar a verba dos governos federal, estadual e municipal destinada a políticas de empregabilidade.

O conselho é vinculado ao recém-criado Fundo do Trabalho da Serra, único no Estado, e teve origem da comissão do trabalho. Mas, a transformação de comissão para conselho foi importante, uma vez que o conselho é deliberativo e com muito mais competências, segundo informou a secretária de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), Lauriete Caneva.

Assim, com essas criações, os recursos dos governos federal, estadual e municipal podem chegar com mais rapidez ao município. ?Antes tínhamos que elaborar projeto, detalhando e prevendo cada despesa, e submeter à analise dos governos, o que demorava muito tempo. Agora, uma vez que o orçamento é aprovado, a verba é enviada diretamente ao nosso fundo municipal, e o conselho define em quais políticas de empregabilidade ela será gasta. Temos mais liberdade e aplicamos o dinheiro conforme nossas necessidades?, explicou Lauriete.

Dentre as ações da política de empregabilidade, a verba é usada para oferecer mais cursos de qualificação gratuitos, orientação profissional, além de fortalecer e ampliar a articulação com as empresas, fornecedoras de vagas de emprego.

Tomarão posse 36 conselheiros ? sendo 18 titulares e 18 suplentes - que são representantes dos trabalhadores, dos empregadores e do poder publico municipal.

?O conselho tem um trabalho relevante e essencial, de extrema importância para a politica de empregabilidade?, afirmou Lauriete.

Cerimônia de Posse

Data: Terça-feira, dia 14