Prefeitura apresenta ações de combate à pandemia para vereadores e instituições

Participaram da reunião representantes da Câmara Municipal, do empresariado da Serra, além de autoridades religiosas

Prefeitura apresenta ações de combate à pandemia para vereadores e instituições

Texto: Leonardo Quarto - Foto: Reprodução/Zoom

O prefeito da Serra, Sergio Vidigal, em conjunto com diversas secretarias municipais, apresentou um diagnóstico das ações desempenhadas pelo município para superar esta nova onda de propagação do coronavírus que avança pelo país. Participaram da reunião 19 vereadores da cidade, representantes do empresariado da Serra, além de autoridades religiosas.

Em seu pronunciamento, o prefeito solicitou aos presentes compreensão com o momento pelo qual passa o município e reforçou o pedido de ajuda para que a transmissão da Covid-19 seja desacelerada.

“O cenário é bastante grave. Logo nas primeiras discussões falei que toda a Grande Vitória fosse colocada em risco alto, uma vez que os moradores circulam entre as cidades”, disse.

Vidigal também lembrou que o novo Hospital Materno-Infantil da Serra será logo disponibilizado para combate à Covid19.

”O governo do Estado vai abrir aqui pouco mais de 30 leitos de UTI até abril deste ano. Será mais um aparelho de combate à doença, mas precisamos respeitar as normas de saúde e evitar a propagação do coronavírus”, frisou.

A secretária de Saúde da Serra, Sheila Cruz, detalhou o panorama difícil por qual passa o município.

“O cenário é de aumento de casos e, infelizmente, de mortes. As pessoas estão chegando aos hospitais com a doença mais grave. E o objetivo de todos nós deve ser proteger a população”, reforçou.

Sheila pediu, ainda, aos vereadores que convençam a população a aceitar as vagas em Unidades de Tratamento Intensivo que surgem em outros municípios.

“As famílias estão se negando a ir para UTIs de outras cidades. Temos que estimular a família a aceitar a vaga onde quer que ela surja. É isso que salva vidas”, suplicou.

Sobre a vacinação na Serra, a secretária informou que até esta sexta-feira (19) foram vacinadas 27 mil pessoas. “É pouco. As doses chegam devagar. Só de idosos temos cerca de 60 mil. Enquanto o ritmo de vacinação não aumentar, teremos dificuldades. Precisamos da compreensão e da ajuda de todos”.

Neste sábado (20), a Secretaria de Saúde abrirá locais para imunizar com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 os idosos com idades a partir de 75 anos e profissionais de saúde. Haverá um posto de drive-thru no Pró-Cidadão, localizado na avenida Talma Rodrigues Ribeiro, nº 5416, Portal de Jacaraípe, das 8 às 16 horas.

Orientações à população

O secretário de Defesa Social da Serra, Fabrício Dutra, destacou que as ações de fiscalização da Prefeitura têm caráter de orientação, sem punições ou truculência.

“As equipes estão divididas em três turnos, de 8 horas até meia noite. Essa fiscalização vai até o dia 31 de março. O objetivo é evitar aglomerações. As praias são um desafio, mas vamos orientar para que todos evitem as aglomerações. Não queremos punir ninguém, mas tentar convencer a população de que o momento demanda um cuidado maior”, explicou.

O presidente da Câmara Municipal da Serra, Rodrigo Caldeira, parabenizou a secretaria de Saúde da Serra pelo trabalho de combate ao vírus e se colocou ao lado da administração para ajudar a superar este difícil momento.

“O município está bem servido na área de saúde e a fiscalização está mais humana. O comércio sofreu muito no ano passado, mas hoje eles estão sendo tratados como cidadãos”, comentou.

Representando a Associação dos Empresários da Serra (Ases), Fabrícia Avancini declarou apoio às medidas do governo do Estado e disse que a associação vai orientar como for possível os comerciantes municipais para que todos possam cumprir as normas de saúde.

O padre Alceri Francisco e o pastor Marcelo Ferreira falaram pelas entidades religiosas e disseram que missas e cultos on-line são prioridade mesmo sem uma obrigação de fechamento das igrejas.