Prefeito assina repasse de R$ 225 mil para catadores de materiais recicláveis

O prefeito Audifax Barcelos assinou parceria com duas associações de catadores de materiais recicláveis da Serra: Abrasol e Recuper-lixo

Prefeito assina repasse de R$ 225 mil para catadores de materiais recicláveis

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

O prefeito Audifax Barcelos assinou, na tarde dessa quinta-feira, parceria com duas associações de catadores de materiais recicláveis da Serra, para repassar o valor total de R$ 225 mil às organizações. A ação tem o objetivo de estimular a economia local, a economia solidária e contribuir com o meio ambiente.

As parcerias foram feitas com a Abrasol (Associação Banco Regional Ambiental Solidário) e com a Recuper-lixo (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Serra).

Para a Abrasol o valor destinado será de R$ 75 mil, que irá custear aquisição de Equipamento de Proteção Individual (EPI), locação de caminhão para coleta seletiva, combustível para os veículos, treinamento em segurança do trabalho, alimentação e manutenção de equipamentos.

Com a Recuper-lixo o convênio é de R$ 150 mil, que será usado para aluguel de caminhão, pagamento de contas, aquisição de equipamentos de proteção e contratação de cursos. O recurso também será aplicado para que a associação atinja alguma metas, como ampliar o número de material coletado, ampliar o número de associados (hoje são 20 ao todo) e promover acesso a novos mercados.

Durante a cerimônia de assinatura dos repasses, o prefeito destacou a importância do ato. “O trabalho de vocês é muito importante. Vocês são geradores de emprego e ainda ajudam a deixar a nossa cidade mais bonita. Isso que estamos fazendo se chama justiça social e boa política. Temos que trabalhar sempre para ajudar a vida das pessoas”, frisou Audifax.

O secretário de Desenvolvimento Econômico da Serra, José Eduardo Azevedo, destacou que essas parcerias contribuem para o fomento e ampliação das atividades econômicas, sociais, ambientais e culturais desenvolvidas pelos projetos. “Assim, buscamos iguais oportunidades de trabalho para esses profissionais, com impactos positivos na sustentabilidade do município”.