Prefeitura capacita brigadistas para combate a incêndio em vegetação

Capacitação abordou a teoria e a prática do combate aos incêndios florestais

Prefeitura capacita brigadistas para combate a incêndio em vegetação


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

As unidades de conservação situadas na Serra ganharam um reforço na proteção contra incêndios na vegetação. Com uma parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), promoveu nesta quinta-feira (29) uma capacitação para Brigadistas Civis. 

Realizada na sede da Apa Mestre Álvaro, a ação foi destinada a integrantes de entidades civis e servidores da prefeitura, aprimorando as técnicas de voluntários que atuam no combate a incêndios em áreas verdes, em especial na região do Mestre Álvaro. 

Os 25 participantes tiveram acesso a uma série de conhecimentos teóricos, ministrados pelo major do CBMES, Daniel Alves Zandonadi, e pelo sargento Douglas Altoé Merçon. Esta parte da capacitação, realizada durante a manhã, abordou assuntos como a definição de fogo, o conceito de incêndio, os métodos de extinção de incêndios, combustíveis e suas principais características, as técnicas de combate aos incêndios florestais e os riscos e perigos nesta atividade, entre outros conceitos.  

À tarde, foi a hora de colocar a mão na massa, ou melhor, nos abafadores, enxadas e bombas costais (equipamento usado para aspergir água). Os alunos e alunas puderam conhecer as técnicas adequadas de uso do abafador e o modo correto jogar água nos focos de incêndio. Em seguida, a turma cavou dois aceiros, que são faixas no terreno onde a vegetação rasteira é removida a fim de evitar a propagação do incêndio. 

Este momento prático, contudo, foi só uma introdução às técnicas, que serão detalhadas na segunda etapa da capacitação, esta sim totalmente voltada para a prática. A previsão é que ela seja realizada em novembro. 

O major Zandonadi destacou a importância da capacitação e do trabalho dos voluntários. “Os brigadistas são as pessoas que estão no local, são as pessoas que dão o primeiro combate, que acionam o socorro. A atuação no primeiro momento é primordial para que a situação não esteja tão grave quando os Bombeiros chegarem. Os brigadistas conhecem a região e atuam no princípio do incêndio, onde eles podem evitar ou minimizar os efeitos”, explica o major Zandonadi. 

Júnior Nass, da ONG Guardiões do Mestre, foi um dos participantes. “Deu para ter um aparato legal sobre incêndios em áreas de mata, com técnicas muito boas que nos ensinaram”, destaca o voluntário. 

A ação contou com apoio da secretaria municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, por meio do Departamento de Turismo, que ficou responsável pela mobilização dos condutores ambientais que atuam em atividades de ecoturismo especialmente na Área de Proteção Ambiental Mestre Álvaro.