Prefeitura, Cesan e Ambiental Serra se reúnem para ampliar saneamento básico na cidade

Além de ampliar o saneamento básico na cidade, o objetivo é conscientizar a população sobre a importância de ligar as residências na rede de tratamento

Texto: Leonardo Quarto - Foto: Leonardo Quarto/Secom-PMS

O prefeito municipal da Serra, Sergio Vidigal, realizou nesta terça-feira (02) reunião de trabalho com Cesan e Serra Ambiental, empresa concessionária responsável por tratar a água e o esgoto na cidade, com o objetivo de ampliar a rede de saneamento básico e o número de residências ligadas ao tratamento.

Será criado um grupo de trabalho com as concessionárias e as secretarias municipais de Governo, Serviços, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano para, além de ampliar o saneamento básico na cidade, conscientizar a população sobre a importância de ligar as residências na rede de tratamento.

“O objetivo é avançar na adesão ao sistema de esgoto no município e a modernizar as estações de tratamento.  Além de garantir melhor qualidade de vida, conscientizar toda população sobre a instalação da rede em suas casas”, reforçou o prefeito Sergio Vidigal.

Atualmente, o saneamento básico é tratado por meio de uma Parceria Público Privada com a empresa Ambiental Serra. 90% do município já conta com tratamento disponível. Contudo, é necessário que as residências estejam ligadas na rede e, atualmente, 30% delas não estão.

São cerca de 15 mil imóveis não conectados à rede coletora que geram, por mês, 185 mil litros de esgoto por mês. Com a ampliação da rede e realização de campanhas de conscientização, o objetivo é conseguir a universalização do saneamento básico na Serra até 2023.