Agentes da Guarda Municipal são treinados para atuar em situações de risco

Instruções foram ministradas pela Companhia Independente de Missões Especiais da Polícia Militar (Cimesp) e pela Diretoria de Operações Táticas da Secretaria de Justiça

Agentes da Guarda Municipal são treinados para atuar em situações de risco


Texto: Marcos Sacramento - Foto: William da Silva Caldeira/Secom-PMVV

Com a formatura de dois agentes no Curso de Formação Para Operações Táticas promovido pela Guarda Civil Municipal de Vila Velha, no último dia 5, a Prefeitura da Serra dá os primeiros passos para criação de um grupo para patrulhamento em situações de maior risco. 

Após o curso, que durou 26 dias, os agentes Rúbia e Silva, da Guarda Municipal, estão capacitados na doutrina do patrulhamento tático motorizado, em técnicas de emboscada e contra-emboscada, patrulhamento em áreas de alto risco, manuseio de armas longas e noções de controle de distúrbios civis, entre outras técnicas. 

"O curso foi de extrema importância, primeiramente pela superação, pelo conhecimento técnico, pelas instruções ministradas por profissionais que são referência na segurança pública estadual e pela condição de entregar à população um serviço de melhor qualidade", disse o agente Silva. 

As instruções foram ministradas pela Companhia Independente de Missões Especiais da Polícia Militar (Cimesp) e pela Diretoria de Operações Táticas da Secretaria de Justiça. Dos 30 agentes que ingressaram no curso, três são do sexo feminino.  

Uma delas é a agente Rúbia, que destaca o curso como uma oportunidade para repassar os conhecimentos aos colegas de farda do município da Serra. “É meu segundo curso na área operacional, o primeiro foi em Macaé, com o GAOP. Cursos como esse são divisores de água não só na nossa vida profissional, são aprendizados que a gente leva para a vida pessoal também, de superação, de ultrapassar limites, e dentro da instituição poderemos ser multiplicadores”. 

Para a secretária-adjunta da Guarda Civil Municipal, Laís Araújo, a formatura dos dois agentes é o primeiro passo para a criação de um grupo de patrulhamento motorizado tático na Guarda Civil Municipal. “A atual administração está empenhada em fortalecer a Guarda Civil Municipal e a criação de um grupamento tático está entre as ações planejadas para este fortalecimento”, afirma a comandante da GCM.