Prefeitura da Serra incentiva bom ambiente de negócios

Prefeitura da Serra incentiva bom ambiente de negócios

Texto: Leonardo Quarto - Foto: Jansen Lube/Acervo PMS

A Prefeitura da Serra é a principal parceira dos empreendedores que desejam investir no município. Prova disso são os diversos programas que incentivam empresas a gerar emprego e renda para os habitantes da cidade.

Atualmente a Serra conta com 9.542 empresas que geram 177.121 empregos diretos. Uma das principais iniciativas de fomento ao empreendedorismo é o Polo de Inovação Tecnológica da Serra – InovaSerra, especializado nas áreas de tecnologia da informação e comunicação - TIC, automação e controle, elétrica, eletrônica, mecânica, engenharia de materiais, química e biomédica.

Empresas que queiram se instalar na região podem receber benefícios fiscais no ISS, IPTU e ITBI, conforme Decreto Municipal nº 5.371/2019. Para enviar seu projeto de investimento para aprovação dos benefícios fiscais basta clicar aqui.

São oferecidos descontos de 50% no ITBI, 70% a 100% de redução no IPTU, 50% de redução na alíquota do ISS de serviços tomados referente à obra e 50% de isenção de taxas.

O município também oferta ao empreendedor a oportunidade de começar empresas de baixo risco sem a necessidade de autorização prévia. O prazo de emissão do documento prévio de abertura de empresa é automático para empresas das áreas de serviço de manutenção mecânica, cabeleireiros e manicures.

Também é possível fazer a Autodeclaração Monitorada, que concede o alvará de funcionamento provisório via web. Assim, de forma simplificada, o empreendedor assume a responsabilidade de cumprir todas as normas ambientais, urbanas e sanitárias.

É possível ainda emitir o Habite-se e a Certidão Detalhada de forma unificada em um só documento on-line, diretamente no site da prefeitura da Serra. A emissão da Certidão de Endereço Oficial também consta neste sistema.

O empreendedor também tem menos despesa com o pagamento de taxas, graças à ampliação do prazo da dispensa ambiental de dois para cinco anos. A ação contempla mais de 150 atividades de baixo impacto ambiental, como lanchonetes, academias, pet shops, e livrarias.