Serra vai ganhar novo teatro, museu e memorial

Serra vai ganhar novo teatro, museu e memorial

Texto: Leonardo Quarto - Foto: Everton Nunes/Secom_PMS

A Prefeitura da Serra tem como uma de suas prioridades retomar os investimentos em Cultura. Além do projeto para construção de um anfiteatro no Campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) com recursos da bancada federal, o Executivo também busca viabilizar um Memorial Metropolitano em Laranjeiras, ampliar a área de visitação da Igreja do Queimado, construir um museu próximo à Igreja dos Reis Magos e reestruturar a Lei Chico Prego.

O projeto é para um teatro de 600 lugares, com área reservada para exposições. Em entrevista para o jornal A Gazeta, o prefeito Sergio Vidigal disse que os recursos para a obra, de R$ 6,7 milhões, serão buscados com a bancada federal.

A captação de recursos externos é fundamental para tocar grandes projetos. Para viabilizar o Memorial Metropolitano, por exemplo, a ideia é obter recursos com a iniciativa privada.

"Queremos criar o Memorial Metropolitano, que seria construído em Laranjeiras, em uma área próxima à rotatória do Hospital Dório Silva. Temos um projeto assinado por Oscar Niemeyer. Seria a única obra do arquiteto no Espírito Santo”, disse o prefeito.

Com mais de 170 anos de história, a Igreja de Queimado, em Serra Sede é outra prioridade. Vinculada à Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, tocada pelo vice-prefeito, Thiago Carneiro, a igreja deve receber investimentos que viabilizem a construção de banheiros, lanchonetes e salas de apoio para visitação.

De acordo com o prefeito Sergio Vidigal, o município vai desenvolver também um projeto de construção de um museu em uma área próxima à Igreja dos Reis Magos.

Chico Prego

Para ajudar a classe cultural, muito afetada pela pandemia do novo Coronavírus, a prefeitura vai reestruturar a Lei Chico Prego (concessão de incentivo financeiro para realização de Projetos Culturais).