Gestão compartilhada: mães de alunos são recebidas para dialogar sobre segurança nas escolas

Desde a última quinta-feira (06), estão sendo implementadas as medidas de seguranças estabelecidas no programa Escola Alerta.

Texto: Núbia Nascimento - Foto: Leandro Pereira-Secom/PMS

Uma gestão compartilhada valoriza o diálogo e, os últimosataques contra a comunidade escolar no País, foram pauta de uma reunião queaconteceu na manhã terça-feira (11), na Prefeitura da Serra. O prefeito Sergio Vidigal recebeu uma comissão de mães de alunos matriculados na rede municipalde ensino não só para apresentar como, também, para ouvir sugestões sobre as medidasde segurança que foram traçadas para implantação imediata nas unidades de ensino.

As mães também apresentaram, por meio de uma carta aberta, medidasentendidas como solução para restaurar a tranquilidade no ambienteescolar. Andriana Venturi é uma das integrantes da comissão que pode exporsua preocupação, motivada pelas falsas ameaças de atentados contra a comunidadeescolar.

“Apresentamos, aqui, uma carta aberta para reivindicar, emcaráter de urgência, medidas de segurança para conter e inibir as falsasinformações. Entre os pedidos está a patrulha escolar, vigilantes armados nasescolas, dispositivo de alerta imediato, ações de cuidados com a saúde mental”,pontuou.

Ampliação na rede de segurança estabelecida desde a última quinta-feira (6)

Sergio Vidigal ressaltou que, desde a última quinta-feira(6), as medidas que ampliam a segurança da comunidade escolar, através do Educaçãoem Alerta, já estão sendo implantadas. “A implementação será imediata. O Educação em Alerta passa a integrar o programa Serra Proteger, da secretariamunicipal de Defesa Social. Reconhecemos a necessidade de cortar pela raiz osdiscursos de ódio, que tem incitado a violência exacerbada em crianças eadolescentes”.

Vidigal continuou o diálogo chamando atenção para aimportância da cultura de paz. “Não podemos combater violência com violência.Claro que estamos reforçando a segurança para estarmos preparados paraeventuais atentados, no entanto, mais do que isso, precisamos instaurar acultura de paz nas escolas, criar ações que cuidem da saúde mental dos nossosalunos, abordar os temas que despertam o discurso de ódio, como o bullying”,enfatizou.

Medidas

O Educação em Alerta inclui os investimentos em tecnologiana promoção da segurança, como as câmeras diretamente ligadas à central devideomonitoramento do Olho Vivo, neste momento, presentes em 40 escolas comampliação imediata para outras Unidades de Ensino; a patrulha escolar, queconta com equipes que vão atuar exclusivamente nas escolas, realizando visitastranquilizadoras.

Também serão disponibilizados botões, que são sinais dealerta em situações de emergência. Além disso, o aprimoramento no contrato deporteiros, que passarão a ter escala de 12x36 horas. Com isso, garantindo ocontrole de entrada e saída nos períodos de ir e vir dos alunos.

Cultura da Paz

Tão importante quanto os investimentos em instrumentos epessoas, está o reforço da ideia de ações que promovam a cultura de paz. Esseviés envolve ações e atividades que trabalhem valores, a autoestima dosestudantes da rede, a disponibilização de psicólogos e assistentes sociaisdentro das escolas prezando pela saúde mental da comunidadeescolar.

Território Afetivo

Os programas Transitolândia e Território Afetivotambém fazem parte do escopo de medidas em prol da segurança nas escolas. OTerritório Afetivo promove o diálogo entre os alunos, por meio de rodas deconversa.Sinal de alertaAs equipes da Educação estão em formação para manuseio docontrole de pânico, dispositivo com botão que chega às escolas ainda em abril.Em situação de perigo, o dispositivo será acionado e já contata a central devideomonitoramento e o operador da central acionará a equipe da Guarda Civil Municipal que estiver mais perto.

A secretária municipal de Educação, Luciana Galdino, falou, enquanto mãe de aluno da rede, educadora e secretária. "Nós estamos acompanhando as escolas de perto e já começamosa implementação das medidas necessárias a nível gestão municipal. Na segunda-feira(10), enviamos um ofício aos diretores com orientações para adaptação da novarotina de trabalho, que requer uma atenção redobrada em ações rotineiras como,por exemplo, entrada e saída de pessoas das unidades de ensino”,explicou.

O secretário municipal de Defesa Social, Joel Lyrio,detalhou todos os pontos apresentados pela comissão, explicando quais sãocabíveis e quais não são pertinentes, por infringir alguns direitos. “Nósreforçamos a segurança nas escolas e estamos trabalhando juntos à Educação,atentos para inibir as ameaças. Entendemos os dois lados, e já começamos aimplementar as medidas que de fato vão restaurar a segurança nas escolas. Vamoscombater a violência sem incitar mais violência”, disse.