Assinada Ordem de Serviço para revitalização da UPA de Carapina

Serão realizadas melhorias na cobertura, nas instalações hidrossanitárias e elétricas, no sistema de incêndio e climatização, tetos e forros, pisos e paredes, além de esquadrias

Assinada Ordem de Serviço para revitalização da UPA de Carapina

Texto: Deborah Hemerly - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Carapina, a mais antiga do município, vai ser reformada. A boa notícia foi dada na manhã desta sexta-feira (21), durante a assinatura da Ordem de Serviço (OS), que contou com a presença do prefeito Sergio Vidigal; da secretária de Saúde, Bernadete Coelho; do secretário de Obras, Halpher Luiggi; da gerente da UPA, Alexsandra Cunha Figueiredo, além moradores, vereadores e servidores do município.

Com a assinatura dessa OS serão realizadas melhorias na cobertura, nas instalações hidrossanitárias e elétricas, no sistema de incêndio e climatização, tetos e forros, pisos e paredes, além de esquadrias. O investimento será de cerca de R$ 600 mil. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 120 dias.

“Em 1981 vim trabalhar no primeiro pronto-socorro da Serra, que era o de Carapina. As UPAs foram lançadas em 2010 e, nós, nos habilitamos para construir três UPAs na cidade. Começamos com Carapina. Demos a Ordem de Serviço em 2010 e entregamos em 2011. Em 2011, demos uma Ordem de Serviço para Serra Sede e entregamos em 2012. Em 2012, demos a Ordem de Serviço para Castelândia, a maior UPA da nossa cidade, foi entrega no final de 2019. Temos uma estrutura de UPA que é a melhor da Região Metropolitana. Temos que investir na saúde. As outras coisas temos tempo para fazer. A vida, ou a gente atente naquele momento ou você não terá outra oportunidade”, afirma o prefeito.

“Tenho muito orgulho de participar dessa equipe. É um prefeito que permite que sua equipe avance. Não é a toa que, hoje, o município da Serra tem o melhor serviço público de saúde do Estado, apesar de todas as dificuldades que enfrentamos: quarta onda da Covid-19 avassaladora, afastamento em grande escala dos profissionais de saúde. Mas a Serra é o único município do Estado que tem três UPAs. Fazer parte de uma equipe que avança para atender cada vez mais e melhor sua população nos dá um orgulho muito grande. Desde a inauguração, há 10 anos, a UPA de Carapina não teve nenhuma melhoria. Por isso tomamos essa medida. O morador da Serra, apesar de todas as dificuldades, ele tem que ter orgulho do município onde mora”, salientou a secretária de Saúde da Serra, Bernadete Coelho.

“Vamos dar uma geral para conseguir, inclusive, ampliar a possibilidade de atendimentos. É importante que, dentro de um contexto de aumento significativo da procura pelo serviço, que possamos dar estrutura necessária para que o profissional da saúde possa trabalhar e, o usuário, posso ser ainda melhor atendido, em um local com uma estrutura segura. É um serviço é importante e fundamental para quem quer melhorar a qualidade de vida”, afirmou o secretário de Obras, Halpher Luiggi.